O Dia das Bruxas é uma época em que as festas à fantasia estão mais que liberadas. Filmes de terror, gostosuras e travessuras, muito mistério e lendas urbanas fazem parte dessa data assustadora. O termo “” tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.

Mas nem sempre a produção de uma fantasia se torna algo fácil. O orçamento baixo ou falta de materiais não podem ser um empecilho para você não entrar na brincadeira. Por isso, separamos 15 ideias criativas de makes para os olhos que com certeza chamarão atenção. Confira:

1. Jack cabeça de abóbora

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Uma das lendas mais tradicionais do Halloween é a do cavaleiro sem cabeça, que usava abóboras até encontrar a própria cabeça que foi cortada. A lanterna de abóbora tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.

A tradição de entalhar abóboras teve início nos . Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriam velas no com o objetivo de afastar espíritos.

2. Não cruze com gatos pretos

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

com a ascensão do cristianismo na Europa, os símbolos pagãos passaram a ser vistos com maus olhos pela Igreja Católica. Crenças diversas começaram a ser abominadas, inclusive a adoração aos gatos como criaturas divinas.

O Papa Gregório IX, em 1233, declarou que os gatos pretos eram a própria encarnação do diabo. Consequentemente, formou-se a crença de que esses animais são amaldiçoados e que trazem má-sorte a quem cruza o seu caminho.

Neste período,os gatos pretos passaram a ser queimados vivos, como as pessoas acusadas de bruxaria. Além disso eles foram considerados os animais de estimação das bruxas. Na Média, portanto, ninguém se atrevia a ter um gato preto em casa.

3. Visual assombrado

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Para os celtas, cultura onde o Halloween era maior priorizado como a passagem dos mortos para o planto mortal durante a chegada do inverno, os seres do além assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.

4. Teias de aranha

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

As aranhas são sinônimo de pavor para muitos, primeiramente por serem insetos ariscos e sorrateiros, mas também por suas teias que servem de armadilha para suas presas e que mostram que o lugar onde se encontram está abandonado há muito tempo.

5. Morcegos e a lua cheia

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Os festivais de Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno, sempre envolviam o uso de fogueiras, que acabavam por atrair morcegos.

6. Uma linha para revelar o mal

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Esta ideia coringa é uma das criativas para adotar um visual misterioso durante as festas do Halloween. O símbolo do diabo é sempre um dos mais populares durante a festividade que remete ao mesmo e à escuridão. O vermelho destaca ainda mais os olhos.

7. Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Um dos personagens de Halloween mais clássicos do cinema, Beetlejuice é o vilão cômico de “Os Fantasmas se Divertem”. De Tim Burton, o conta sobre a morte de Bárbara e Adam Maitland e que ficam presos no mundo dos humanos, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia (Winona Ryder), mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração atraem Beetlejuice, cuja ajuda se torna perigosa tanto para o par de almas, quanto para a inocente Lydia.

8. Rainha de Copas

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Um clássico dos contos de fadas, Alice no País das Maravilhas é um ótimo tema de última hora para um make de Halloween, principalmente se sua personagem escolhida for a vilã rainha de copas. A Rainha dos Copas é a principal antagonista do longa-metragem animada de 1951 da , Alice no país das maravilhas. Ela é a líder tirânica e perturbada do País das Maravilhas e serve como um dos principais membros da franquia Disney Vilões.

9. Bem-vindo à cidade de Halloween

Outro clássico do Halloween é “O Estranho Mundo de Jack”, de 1993. Diversos personagens do filme podem se tornar criações para seu rosto, como o próprio protagonista Jack Esqueleto, sua namorada feita de retalhos coloridos Sally e até seu inimigo, o Monstro Verde.

10. Malévola

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Lançamento quentinho, todos vão identificar que você se inspirou na Dona do Mal para sua maquiagem de Halloween com “Malévola 2” em cartaz nos cinemas. A vilã dos clássicos da Disney, se tornou mais popular em seu live-action depois que passou de tirana a mãe adotiva da princesa Aurora, Bela Adormecida.

11. O que eu faço? Eu ajudo

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Outra vilã impossível de não ser reconhecia é a irmã do Rei Tritão, Ursula. Muito inteligente, poderosa e astuciosa, a mulher-polvo foi responsável por enganar a princesa Ariel a trocar sua voz por um par de pernas para ir à terra firma encontrar o amor de sua vida, Príncipe Erick. A vilã é famosa por ajudar os corações infelizes, por um preço.

12. Ao infinito e além!

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Fugindo um pouco do terror, você pode se divertir muito com outras ideias mais cômicas e divertidas. A make de Buzz Lightyear de “Toy Story” é uma das que podem chamar a atenção e trazer a nostalgia da infância de volta.

13. Zumbis nunca saem de moda

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais e nos rituais do vodu haitiano: segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal. Já para o estereótipo popular, um zumbi é um ser humano dado como morto que, após sepultado, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos.

14. Unicórnios

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Unicórnios vão na contra-mão do horror. O Unicórnio é uma criatura mitológica, representada pela forma de um cavalo, normalmente branco-puro, e com um grande chifre em espiral no centro da cabeça.

Também conhecido por licórnio ou licorne, este ser fantástico é considerado um símbolo de pureza, castidade e força, aparecendo nas narrativas medievais como um animal extremamente dócil e próximo das donzelas virgens.

15. A última mordida

15 ideias de maquiagens nos olhos para o Halloween

Vampiros são alguns dos primeiros seres assombrosos que vem a mente quando o assunto é se inspirar para o Halloween. Do Conde Drácula à Saga Crepúsculo, várias representações diferentes destes seres imortais se tornaram populares na cultura, mas a clássica e assustadora sempre chama mais atenção.