O velório do artista sul-mato-grossense Ilton Silva será realizado nesta terça-feira (26), no Marco (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande, a partir das 10h. O corpo será sepultado no cemitério Santo Amaro, às 16h.
Aos 75 anos, Ilton Silva faleceu no último sábado (23), em Itapoá (SC), onde morava há 20 anos. O artista estava internado, tratando uma suspeita de tuberculose, pneumonia e anemia.
O pintor teve uma trajetória de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. Em 1967, participou da fundação da AMA (Associação Mato-Grossense das Artes), que revelou grande artistas plásticos no Estado antes mesmo de sua divisão.
O talento para a pintura e escultura vem de berço. Ilton foi filho de Conceição dos Bugres, escultora que criou os famosos Bugrinhos, e seu pai era Abílio Antunes, marceneiro habilidoso que continuou a produção dos Bugrinhos após a morte de Conceição.
Carreira de sucesso
Ilton já expôs na Argentina, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. Obras suas também podem ser encontradas no acervo do Marco (Museu de Arte Contemporânea). Suas obras são reconhecidas internacionalmente por suas cores vivas, principalmente as das mulheres multicoloridas.