Serão 10 apresentações até o final de março

O texto teatral de Fernando Pessoa sobre a princesa Salomé ‒ aquela que pediu a cabeça de João Batista a Herodes ‒ reestreia em e traz a protagonista interpretada apenas por homens. A peça será apresentada ao público nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a partir das 20h, com entrada livre e conta também com iluminação inovadora, que será feita com lanternas e artefatos de led.

Salomé F.P. conta com criação e direção de Jair Damasceno. O elenco é formado pelos atores Guilherme Moraes, João Pedro Xavier, Leonardo Reinaltt e Yan Gabriel e complementado pelo próprio diretor, no papel de Herodes. A sonoplastia é executada ao vivo por Felipe Guedes e a operação da luz e estão a cargo de Yuri Guedes e Matheus Lomando.

Com 10 apresentações até o final de março, a peça tem o patrocínio do edital FOMTEATRO/2017, SECTUR – Prefeitura Municipal de Campo Grande. A montagem original foi realizada em 2016, em comemoração aos 10 anos do núcleo artístico que leva o nome do diretor.

Livre dos preceitos religiosos, Jair atribui à Salomé, a tarefa de criar, através dos sonhos, os enredos da sua própria vida e, entre eles, a história de João Batista, colocando em dúvida se era de fato um santo ou um bandido que vivia nas aldeias.

Para criar toda atmosfera acerca do que é real ou sonho sobre o mito feminino tão explorado por criações artísticas, Jair Damasceno se aprofundou na pesquisa sobre iluminação e interpretação, incluindo a vocal. “Queremos que o público sinta esse ar fluído por onde vive o imaginário de Salomé, mulher forte e extremamente sonhadora”.

Para João Pedro Xavier, que interpreta uma das Salomés, o grande desafio é permear a linguagem corporal nessa mistura de mulher guerreira e cheia de caprichos, já que todo elenco é formado por homens interpretando a figura feminina. “Ela é forte, doce, sonhadora. Sincronizar essa figura com a iluminação proposta na peça vai representar todo o diferencial dessa obra”. Guilherme Silva de Moraes, que também interpreta a personagem, avisa: “É preciso vir com a mente aberta, sem clichês, porque queremos que o público saia ´tocado´, seja pela nossa interpretação, seja pelo som ou pela luz. Esse é o papel do teatro: fazer as pessoas pensarem além”.

Serviço

Salomé F. P.
Dias 23, 24 e 25/02, às 20h
Teatral Grupo de Risco – Rua José Antonio, 2170 – Campo Grande/MS
Entrada Gratuita
Indicação Etária – acima de 14 anos
Apenas 80 pessoas por dia
Mais informações: Jair Damasceno – 98112-2339

Confira o vídeo:

 

Reestreia da peça SALOMÉ F.P. Jair Damasceno – 45 anos de teatro Dias 23, 24 e 25 de fevereiro A partir das 20h Local: Teatral Grupo de Risco Entrada franca Classificação indicativa: 14 anos “Queremos que o público sinta esse ar fluído por onde vive o imaginário de Salomé, mulher forte e extremamente sonhadora” (Jair) . . . Ao todo serão 10 apresentações até o final de março. Criação e direção: Jair Damasceno Texto: Fernando Pessoa Patrocínio: Edital FOMTEATRO/2017, SECTUR – Prefeitura Municipal de Campo Grande. Apoio: Centro Cultural José Octávio Guizzo (ensaios) Pintura: Marilena Grolli Figurino customizado: Vanda Ferreira Elenco: Guilherme Moraes, Jair Damasceno, João Pedro Xavier, Leonardo Reinaltt e Yan Gabriel Sonoplastia: Felipe Guedes Operação da luz e cenário: Matheus Lomando e Yuri Tavares Preparação vocal realizada com auxílio da professora e cantora Marjorie Matsue Edição e imagens: Nosso Espaço

A post shared by Nosso Espaço (@oficinanossoespaco) on