O Shopping Bosque dos Ipês se destaca entre a da Capital pela grandiosidade e luxo. Mas o que passa despercebido pelos olhos de quem vai ao nordeste da cidade é como uma obra tão nova se baseia em qualidades da cultura do Estado. Os brasões no chão com capivaras, as nuances nos ladrilhos que remetem os rios que banham o Mato Grosso do Sul e as marquises de entrada que lembram os ipês que floreiam as pastagens na primavera.

Por causa desses contrastes, o Shopping Bosque dos Ipês foi anunciado na manhã desta terça-feira (29), como a nova localização para a mostra Casa Cor 2018, que está na 5ª edição em . O evento será realizado entre 19 de outubro e 2 de dezembro, com a temática “Casa Viva”, baseada em conceitos da natureza. A montagem da estrutura de 31 ambientes começa a partir do dia 15 de julho.

O evento de lançamento aconteceu no Hotel Deville e contou com a presença da imprensa, de influenciadores e profissionais do segmento de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A entidade beneficiada pela quantia arrecadada no decorrer do evento neste ano será o Educandário Getúlio Vargas.

No Bosque dos Ipês, Casa Cor ressalta elementos de MS
Evento contou com presença da imprensa, digital influencers e profissionais da arquitetura e urbanismo (Foto: Calos Yukio)

A mostra atua nas áreas de arquitetura e urbanismo, design, arte, paisagismo, tecnologia e inovação, entretenimento, gastronomia, educação e cultura, bem estar e sustentabilidade.
A Casa Cor já completa 33 anos no Brasil e em Campo Grande acumula 5 edições, que acontecem a cada 2 anos. A primeira foi em 2009.

Segundo o arquiteto gestor da Casa Cor MS, Paulo Henrique Ribeiro, a escolha dos 31 arquitetos que gerarão os ambientes da mostra baseia-se na equipe de profissionais envolvidos em cada equipe para tornar o ambiente agradável e de boa qualidade.

Mostra vai além da arquitetura

Uma das idealizadoras da mostra, Luciane Mamoré, afirma que não só o ramo da arquitetura e urbanismo é contemplado pelo eventos, mas também outras vertentes da arte. “O evento mescla outras artes “feitas à mão”, como a e a gastronomia. Os profissionais são encorajados a fazer um ambiente vivo a partir de uma caixa vazia. O investimento nos profissionais é a proposta da Casa Cor”, salientou a diretora comercial.

Em 2014, a CASACOR MS transformou dois andares do novo prédio do Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão e em 2016, foi palco de diversas homenagens regionais, transformando um dos casarões mais tradicionais da cidade, projetado pelo arquiteto Rubens Gil de Camilo. Na ocasião, uma das convidadas do júri foi a socialite e arquiteta Brunete Fraccaroli. Neste ano, a mostra acontecerá no Shopping Bosque dos Ipês.

Escolha do local foi um “casamento perfeito”

A superintendente do Bosque dos Ipês, Adriana Flores, afirmou que a escolha do shopping para sediar a mostra foi um casamento perfeito entre a arquitetura do prédio com elementos sul mato-grossenses e o tema ‘natureza'. “A gente tem a sinuosidade dos rios do Pantanal no piso do shopping, as duas marquises de entrada são uma simulação dos Ipês. A arquitetura que eles querem trazer é falar de bem viver e isso casa com o Bosque. Então foi uma das decisões mais rápidas tomadas pela equipe do Bosque dos Ipês”, ressaltou Adriana.

No Bosque dos Ipês, Casa Cor ressalta elementos de MS
Planta da Casa Cor 2018 também foi uma das revelações do evento (Foto: Calos Yukio)

O arquiteto Fábio Menoncin participou como arquiteto expositor da mostra nos anos de 2009 e 2016. Para ele, o porte do evento traz um reconhecimento para os profissionais participantes, mesmo que indiretamente e o evento ser em um shopping trará mais visibilidade à mostra. “Achei a localização interessante porque a Casa Cor vai ficar mais acessível por ser um espaço público e é um shopping que tem tudo a ver com o nosso estado”.

Juntas, as edições anteriores levaram cerca de 90 mil visitantes para uma experiência, na qual puderam conhecer o trabalho dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado e, ainda, vivenciar a mostra, que é palco de eventos corporativos, desfiles de moda, festivais gastronômicos, além de cenário para editoriais e fonte de reportagens para a imprensa.