Ele seguiu carreira acadêmica e agora dá aulas com apostila que montou

Diz o ditado que por trás de um grande homem há uma grande mulher. Para o estilista Márcio Massad, a inspiração sempre esteve dentro de casa, em meio a alfinetes, fitas métricas, tecidos e o barulho da máquina de costura. Foi por admiração à mãe, Wanda Assad, 70 anos, que ele adquiriu paixão por tudo que envolvesse confecção e também foi o que o fez seguir carreira no ramo da Moda.

Os primeiros recortes de “moldes” foram feitos por curiosidade e um pouco de peraltice. Aos 9 anos, Márcio pegava tecidos escondidos da mãe e cortava, na tentativa de sair dali alguma parte de uma roupa. “Sempre levava bronca da minha mãe por fazer isso, mas eu já gostava daquilo, fui autodidata, fazia vendo-a costurar”, diz Márcio.

Na adolescência, o estilista recorda que era ele mesmo quem fazia suas roupas, mas nesta época ainda tinha vergonha de dizer que costurava, por isso acabava escondendo o talento e era a mãe quem, contrariada, ganhava os créditos da confecção.

Aos 15 anos, Márcio prestou vestibular e passou para o curso de Publicidade e Propaganda e quatro  anos depois, pegou o diploma. Ainda com o coração profissionalmente inquieto, ele arriscou fazer Jornalismo. Mas quando estava no último ano do curso, Campo Grande ganhou uma faculdade de Moda. Márcio não pensou duas vezes em trancar a matrícula e fazer a transferência.

Decisão que dona Wanda não aprovou de início. “Ela tinha receio de eu virar costureiro, dizia que não queria isso pra mim. Mas eu sempre admirei tanto ela e a costura. Minha mãe criou três filhos sozinha, com o trabalho dela na costura. Eu e meus irmãos dormíamos e acordávamos ao som da máquina, com ela trabalhando para nos sustentar. Ela sempre foi mãe e pai. Como não me espelhar nela?”, ressalta o estilista.

Inspirado na mãe costureira, estilista deu primeiros passos na moda aos 9 anos

.

Mas no final das contas, Márcio optou em seguir a carreira acadêmica e acumulou um currículo vasto como professor em cursos de Moda no Senai, Senac e Uniderp.

Atualmente, o estilista montou um ateliê, onde dá aulas particulares. Também inspirado na dona Wanda, ele desenvolveu uma apostila, a qual utiliza como material pedagógico para as aulas.

“Inclusive, todas minhas alunas são enlouquecidas para conhecer minha mãe, de tanto que eu falo dela. Minha mãe é minha maior inspiração, meu porto seguro, meu exemplo. Não tem como eu entrar em sala de aula e não falar sobre ela”, diz Márcio, o grande homem que foi inspirado por uma grande mulher.