H3N2, achocolatado contaminado, febre amarela que mata em 2 dias? Esqueça essas boatos! A nova moda entre as fakes news que circulam em grupos de WhatsApp são as boatarias envolvendo a , iniciada na última segunda-feira (21).

Preparamos uma lista com as mais comuns, mas fica a dica: cuidado com tudo o que você lê e sempre desconfie de mensagens com tom alarmante, com áudios que não identificam claramente os autores ou que pede para que a informação seja repassada de forma urgente. E vamos combinar: se for algo tão importante assim, por que razão não estaria na manchete dos grandes jornais?

Confira a lista!

BOATO: Fim da internet durante a greve

Veja só essa mensagem: “COMUNICADO URGENTE: “Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira 25/05 a partir das 15:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente”

MENTIRA! Por parte do governo, não há qualquer sinalização de que os sinais de os sinais de internet venham a falhar. Pelo contrário, diversos serviços essenciais são feitos pela internet. O que o governo anunciou é que deverá utilizar as Forças Armadas para impedir bloqueios nas rodovias.

BOATO: Contra greve, pela intervenção militar

Falando em utilizar as forças armadas, mensagem alarmante na voz de uma mulher tem sido divulgada em grupos de whatsApp dizendo que os manifestantes devem retirar a palavra “greve” dos veículos, cartazes e colocar no lugar “intervenção militar”, já que o presidente Temer mandou as tropas militares intervirem nas manifestações.

MENTIRA! O comunicado do presidente Temer para que as vias sejam desobstruídas e caso necessário, que se recorra às Forças Nacionais, apenas. Mas, pela lógica da mensagem, os caminhoneiros conseguiriam milagrosamente enganar os militares caso colocassem mensagens de apoio à intervenção militar. Dá pra acreditar nisso?

BOATO: Contas bancárias e “Plano Temer”

A mensagem, que circula em grupos de WhatsApp, diz que uma funcionária do Banco do Brasil ficou sabendo que o governo congelará as contas bancárias, a fim de criar um “Plano Temer”, aos moldes do que o ex-presidente Fernando Collor fez na década de 1990, congelando poupanças. A mensagem pede para que as pessoas saquem todo o dinheiro.

MENTIRA! Não há qualquer indício de que o governo aprove, em meio a greve dos caminhoneiros, uma novo plano econômico que preveja congelamento de poupanças e demais contas bancárias. O único pronunciamento do governo, como já dissemos, foi que as Forças Armadas poderão ser acionadas para impedir bloqueios nas rodovias.

BOATO: Grevistas querem renúncia de Temer

De acordo com mais uma mensagem que rola nos grupos do WhatsApp, os caminhoneiros em greve estariam exigindo a renúncia do presidente da república e dos presidentes da Câmara e do Senado, além de eleições antecipadas. Se não tiverem os pedidos atendidos, os caminhoneiros iriam “radicalizar”.

MENTIRA! Mais uma mensagem alarmista e vaga, que não passa de boato on-line. São várias lideranças que integram esta grande greve. Porém, nenhum dos movimentos tem renúncia de políticos nas pautas. Basicamente, todas as reivindicações giram em torno da redução de tributos relacionados ao combustível e o que os movimentos falaram até o momento foi que manterão a greve, apenas!

Em tempo: já riu dos memes que surgiram com a greve dos caminhoneiros? Clique AQUI!