Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em evento mundial, mais de 900 aves foram observadas em 24h no MS

Mato Grosso do Sul é um dos Estados com mais registros de aves no Global Big Day, que aconteceu no dia 5 de maio.
Arquivo -

Quantas aves você é capaz de observar por dia? Durante as 24 horas de 5 de maio deste ano diversas pessoas registraram 949 pássaros de 280 espécies no Mato Grosso do Sul. A ação, que acontece anualmente, faz parte do Global Bird Day, evento mundial promovido pelo The Cornell Lab of Ornithology, entidade dedicada ao estudo e preservação de aves.

Os dados ainda estão sendo compilados, portanto os números ainda vão mudar. Até esta segunda-feira (07), Mato Grosso do Sul era o sétimo estado brasileiro com 280 espécies de pássaros observados. A arara-vermelha foi o animal mais avistado neste ano.

Qualquer pessoa pode participar do evento. Acesse o site eBird para saber como e para mais informações sobre rankings mundiais e nacionais

Aves no Mato Grosso do Sul

Aves - Bichoita
Bichoita (Schoeniophylax phryganophilus) (Foto: Edson Marques/Reprodução Facebook)

Entre os locais ou pessoas com mais registros de aves no Estado está a Pousada Aguapé com 206 espécies. A pousada, que fica em Aquidauana, município 140 quilômetros distante de , tem a 5ª posição entre locais ou pessoas com mais espécies em todo o Brasil.

Quem também está contribuindo com a ação é o biólogo Edson Marques, que trabalha como monitor ambiental no Buraco das Araras, em Jardim, a 238 quilômetros da Capital. Até a última atualização desta segunda-feira (07) ele estava em 4º lugar no ranking do Mato Grosso do Sul, com 99 espécies.

“O Mato Grosso do Sul é um grande estado para o de observação de aves”, opina Edson. Segundo ele, o número de pássaros observados é muito alto para a época, por estarmos no outono. Para o biólogo os números são é muito significativos para o turismo local. “O segmento chamado observação de aves vem movimentando toda a cadeia produtiva de estados e cidades. Assim, com as aves, pode-se desenvolver ações econômicas para regiões onde há grande diversidade de espécies”, explica.

Próximo a , que fica a 298 quilômetros de Campo Grande, o Buraco das Araras é uma das paradas obrigatórias para turismo. Edson fez diversos registros de pássaros no local. Assista a um dos vídeos produzidos pela atração turística.

 

Como as Araras Vermelhas fazem AMOR? ❤ ?❤ São aves monogâmicas que ficam com seus parceiros para resto da vida! O importante é o sucesso reprodutivo.”Tá” curioso? Aperte play . PS- AUMENTE O SOM???

Posted by Edson Moroni on Thursday, August 17, 2017

 

Ano das Aves – Além disso, 2018 foi eleito o Ano Internacional das Aves por importantes instituições como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e o próprio The Cornell Lab of Ornithology. No Brasil, a agência ambiental Pick-upau juntamente com as mais de 150 organizações participantes, vai “celebrar as aves, através de canais como revistas, televisão, mídias sociais e outros meios de comunicação”, conforme diz o site da instituição. A ação é realizada em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês).

Matéria editada às 15:17 para correção de informações.

Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga o MidiaMAIS no Instagram @midia_mais_

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Últimas Notícias

Pimenta

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Autoridades fora de MS reclamam do silêncio local sobre trânsito de agrotóxicos ilegais nas rotas sul-mato-grossenses

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu