Confira mais uma coluna Casa & Design

Estas 8 dicas vão deixar sua cozinha bem mais agradável... e menos apertada!

Isso por dois motivos: primeiro porque louça suja além de ser anti-higiênico, atrai insetos como moscas e baratas. Segundo porque, na dinâmica que as casas e apartamentos estão sendo construídos atualmente (cada vez menores), espaço é vital.

E como é de espaço que a gente está falando, é importante deixar a cozinha um espaço aprazível. Existem algumas soluções criativas para que cozinhar seja cada vez mais um prazer e cada vez menos uma obrigação. Separamos algumas delas a seguir. Confira:

.

Tudo junto e pendurado

Os apartamentos mais novos trazem cozinhas minúsculas – alguns com míseros 5 m². Por isso, ter espaço para cozinhar vai precisar de alguns malabarismos. O principal deles, portanto, é apostar nos acessórios de parede, que vão deixar algumas superfícies vazias e, de quebra, promover mais espaço para o preparo de alimentos. Atualmente, os suportes de cozinha com varão e escorredores de pratos, copos e utensílios em geral, tudo fixado à parede, economizam muito espaço e ainda deixam tudo mais bonito.

(Reprodução/Pinterest)

Temperos à mão

Eles precisam estar sempre ao alcance da mão, ou seja, próximo da mesa de preparo ou do fogão. Para quem não tem muito espaço, a dica continua sendo a estante aérea, fixada na parede, assim como os modelos magnéticos, que podem ser fixados na lateral da geladeira, por exemplo. A gente já falou disso AQUI.

(Reprodução/Pinterest)

Silicone ou madeira?

Colher de pau é firme o suficiente para mexer algumas receitas que requerem ‘braço’, mas será que são realmente higiênicas? A resposta é: “depende”. Isso porque alguns tipos de madeira são completamente desrecomendadas para a cozinha, porque sempre vão guardar resíduos orgânicos e nunca vão ser limpas o suficiente. A alternativa são os utensílios feitos de bambu, que além de serem mais fáceis de limpar, duram mais e não riscam o fundo de panelas antiaderentes, por exemplo. Mas, se você que higiene total, invista nos utensílios de silicone, que são bem mais fáceis de limpar, não guardam cheiro e nem descolorem.

(Reprodução/Pinterest)

Gaveta não é lugar de faca

Muitos acidentes na cozinha envolvendo faca começam já na hora de pegá-las, isso quando elas estão em gavetas. Muitas facas juntas e sempre pode sobrar uma lâmina tocando sua pele, e você não quer isso, não é? A dica é deixá-las em expositores de madeira próprios para faca ou até mesmo em barras magnetizadas, fixadas na parede. Você vai notar que até o fio das facas vai demorar mais a precisar ser reafiado.

(Reprodução/Pinterest)

Lixo só no chão

A moda da lixeirinha na pia foi uma praga que realmente pegou. E o pior é que parece que não tem prazo para ir embora. Uma pena, porque lixo em pia – no mesmo lugar onde você higieniza seus utensílios doméstico e prepara alimentos – não parece uma combinação muito boa. O ideal é manter uma lixeira no chão, de preferÇencia modelos com mecanismo de abertura com o pé, para não ser necessário nem sequer tocar na tampa. Se for da sua preferência, mantenha uma lixeira maior na área de serviço para guardar todos os resíduos, dos diferentes ambientes da sua casa. Mas, quanto a lixeirinha de pia, esqueça-a.

(Reprodução/Pinterest)

Envelope e adesive

Truque a cara de 2017, envolopar eletrodomésticos já é conhecido das pessoas, pois por um gasto mínimo deixa geladeira e fogão como novos. Há até modelos com estampas específicas e vários outros sob encomenda. Há, e para as paredes, também há muitas alternativas de adesivagem, inclusive os já clássicos que imitam ladrilho hidráulico. Já falamos desse assunto AQUI e AQUI.

(Reprodução/Midiamax)

Debaixo da pia

Ok, contratar um marceneiro para providenciar aquele armário maroto debaixo da pia está fora de cogitação? Não tem problema, invista em caixas organizadoras – sendo pelo menos uma para guardar panelas e outra para itens de limpeza. Por fim, um varão com uma cortininha vai deixar tudo nos trinques e ainda com aquele toque de casa de avó. Até chita, um dos tecidos mais baratinhos que existem, é uma boa (falamos disso AQUI). 

(Reprodução/Pinterest)

Cantinho do café

Café é uma das preferências nacionais e mesmo se você não for adepto à bebida, provavelmente suas vizitas serão. É por isso que toda cozinha que se preze costuma ter um ‘cantinho do café’, onde você dispõe suas xícaras, a garrafa do café, o açúcar, adoçante e por aí vai. Já trouxemos dicas bacanas do ‘cantinho do café’ AQUI.

(Reprodução/Pinterest)