O ‘open meet', ou simplesmente ‘churrasco à vontade', teve sua primeira edição em neste sábado (1) no estacionamento do . O evento inédito em Mato Grosso do Sul chamou atenção dos moradores que, em poucos dias, esgotaram os 2,2 mil ingressos postos à venda.

O Pantanal Steak Festival trouxe nomes da gastronomia para prepararem um dos pratos preferidos dos campo-grandense: o churrasco. Mas não foi só carne vermelha que pôde ser degustada pelos participantes, como também carne de porco, peixe e linguiça.

Com ingressos esgotados, ‘Open de churrasco' traz especialistas em carnes para Campo Grande
Foto: Marcos Ermínio

Um dos convidados do evento foi o chefe Helvécio Maciel que, dentre os pratos servidos na ocasião, preparava Pintado assado.

“Já tenho 28 anos na área, minha especialidade é carnes exóticas, caças, peixes e crustáceos. Tenho 15 anos como gastrônomo”, disse o gastrônomo que revelou também ser um dos precursores na carne de jacaré no Brasil.

Também pela primeira vez em Campo Grande, a dupla de gastrônomas Aline e Joana se conheceram após terem participado de um programa em rede nacional onde mostraram os conhecimentos em churrasco e decidiram unir a paixão pela especialidade, criando o ‘Churras Delas'.

Aline, que é médica veterinária, e Joana, que é zootecnista, afirmam que foram muito bem aceitas em um universo que é historicamente masculino, saindo dos acompanhamentos e assumindo o preparo da carne.

Com ingressos esgotados, ‘Open de churrasco' traz especialistas em carnes para Campo Grande
Aline e Joana do ‘Churras Delas' | Foto: Marcos Ermínio

“A gente foi recebida de portas abertas nesse meio e estamos fazendo um trabalho que é muito bom. Independente de sermos mulheres ou não, o reconhecimento está vindo e é muito legal porque o pessoal está dando valor, viramos referência como churrasqueiras”, afirmou Aline.

As churrasqueiras afirmam que a especialidade é o fogo, mas trabalham com tudo o que envolva carne. “A gente trabalha com todo o tipo de churrasco. Parrilla, pit de defumação, que é esse Texas barbecue, que aqui no Brasil devem ter apenas umas 6 mulheres que mexem com esse preparo, a gente faz fogo de chão e varal”, contou Aline, que também disse que a formação universitária ajuda a ter conhecimento desde o pasto até a hora em que o alimento chega do prato.

Além da especialidade, as duplas de churrasqueiras prepararam um acompanhamento de legumes para servirem com as carnes. “Ratatouille preparado na grelha seria servido aos participantes.

Evento tem 14 estações de carnes e funcionará até às 18h.