#CG119: Primeiro mapa de Campo Grande mostra delineado e revela os antigos nomes de ruas
O primeiro mapa de Campo Grande, o Plano de Alinhamento de Ruas de Praças, foi criado em 1909. Confira os nomes antigos das ruas e avenidas.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Marechal Hermes, Paraná, 1º de Março e Presidente Kennedy eram nomes de ruas conhecidas do Centro. O primeiro mapa de Campo Grande, que foi desenhado depois de 10 anos de o Arraial ser elevado à condição de Vila, em 1909, mostra que os contornos permanecem, mas o nome de diversas vias não.
A planta de alinhamento de ruas e praças foi desenhada pelo engenheiro Nilo Javari Barém, contratado pela Intendência Municipal, e apresentada em junho de 1909. A partir dessa realização, providências precisaram ser tomadas, o que implicou na reestruturação do Código de Posturas aprovado em 1905.
Conforme dados da edição número 14 de 2009 da Revista ARCA, do Arquivo Histórico de Campo Grande, “o novo modelo teve fortes influências das ideias positivistas, predominantes entre os intelectuais brasileiros”, o que primava por “uma organização urbana moderna, a partir de funções definidas. Localidades urbanas deveriam se articular entre si de forma ágil, através de ruas retilíneas em direção a um centro urbano de comando”.
Assim, Barém desenvolveu o arruamento entre os córregos Segredo e Prosa, com objetivo de ocupar as formas tabulares desses terrenos. “O desenho apresentava um plano ortogonal, em xadrez, com ruas largas (sentido leste-oeste). As principais ruas foram consideradas as estabelecidas de sul a norte, tendo como eixo central a Marechal Hermes (atual Avenida Afonso Pena).”
Consulte o primeiro mapa de Campo Grande, o plano de alinhamento de ruas e praças e a sobreposição do projeto com o mapa atual de Campo Grande. A imagem do Google Maps precisou ser “achatada” para combinar com o traçado.
No mapa, pode-se observar que muitos contornos da cidade permanecem. Dois pontos marcantes são as praças Ary Coelho e do Rádio. A ideia é que a cidade seria construída em torno desta região.
O que percebe-se também, é a diferença do nome das ruas. O que conhecemos hoje como Rua 26 de Agosto, era chamada de Rua Afonso Pena. E esta foi o maior problema enfrentado pelo Plano de Alinhamento. Neste local já estava assentada grande parte da população, ou seja, ao longo do Córrego Prosa até a confluência com o Segredo, o que implicou na demolição de diversas construções, inclusive a capela de Santo Antônio.
Limites urbanos
Ainda conforme a Revista Arca, o Plano de Alinhamento foi feito às pressas, antes da delimitação do rocio urbano, o que deveria ter sido feito à época da criação da Vila, em 1899. “Essa planta deveria estar contida na chamada área urbana do rocio.”
Para projetar esta planta, houve ajuda do MInistério da Guerra, que tinha interesse no ordenamento territorial urbano por questões de defesa militar do território. O mapa foi desenvolvido em 1910 pelo engenheiro militar Themístocles Paes de Souza Brazil, com ajuda de Leonel Velasco, mostrando a delimitação do rocio urbano, com as zonas urbana e suburbana.
Veja recorte da planta do rocio sobreposta no mapa de Campo Grande. Ao fim da matéria, confira do desenho completo.
Ruas de Campo Grande e seus nomes
Na mesma publicação, a Revista ARCA traz a história das denominações de diversas ruas de Campo Grande. Elas foram denominadas com a criação do primeiro mapa de Campo Grande, a Planta de Alinhamento de Ruas e Praças, em 1909. Algumas trocaram de nome várias vezes.
14 de Julho
A 14 de Julho recebeu seu nome no final da década de 1900, supostamente em alusão à data da queda da Bastilha durante a Revolução Francesa. Em 1930 recebeu o nome de Rua Aníbal de Toledo, em homenagem ao Presidente do Estado que permaneceu poucos meses no cargo. No mesmo ano, passou a se chamar Rua João pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado da Paraíba e candidato a vice-presidente da República, assassinado em 26 de julho de 1930, em Recife-PE. Os campo-grandenses, no entanto, nunca deixaram de se referir à via como 14 de Julho e em 1941, volta à denominação original.
Rua 26 de Agosto
A primeira rua de Campo Grande inicialmente se chamava Rua Velha e, em 1909, recebeu o nome de Rua Afonso Pena, em homenagem ao presidente que aprovou o projeto para o novo traçado da Estrada de ferro Noroeste do Brasil, passando por Campo Grande. Em 1916, passou a se chamar Rua 26 de Agosto, em homenagem à data em que o Arraial foi elevado à categoria de Vila.
Avenida Afonso Pena
Na planta do arruamento da cidade de 1909, a via que é a espinha dorsal de Campo Grande denominava-se Marechal Hermes. Na Sessão da Câmara do dia 14 de janeiro 1916, foi proposto que a avenida passasse a ter o nome de Afonso Pena, ampliando a homenagem ao presidente que aprovou o traçado da NOB.
Rua Dom Aquino
No traçado de 1909, recebeu o nome de 1º de Março, data do término da Guerra do Paraguai, em 1870. Em 1919, mudou para Rua Dom Aquino, em homenagem ao Presidente de Mato Grosso que elevou a Vila à categoria de Cidade.
Rua Cândido Mariano
Desde seu traçado, em 1909, recebeu o nome em homenagem ao mato-grossense que prestou relevantes serviços ao Estado, principalmente na implantação das linhas telegráficas. Antes de sua remodelação na década de 1970, no sentido bairro, era conhecida como rua Y-Juca Pirama.
Avenida Mato Grosso
Recebeu o nome em alusão ao Estado desde seu traçado original, mas em 10 de dezembro de 1964, passou a ser chamada Avenida Presidente Kennedy, em homenagem ao falecido presidente dos Estados Unidos. Em 20 de julho 1970, pela Lei nº 70, volta à denominação original da Avenida Mato Grosso.
Rua Padre João Crippa
Inicialmente era chamada de Rua 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia. Em 14 de julho de 1947 sua denominação passou a ser Rua da Constituição. Em 1951, pela Lei nº 234, de 25 de dezembro, recebeu o nome de Rua Padre João Crippa em homenagem ao salesiano que se dedicou à educação da juventude.
Avenida Calógeras
Denominada em seu primeiro traçado de Rua de Santo Antônio, padroeiro da cidade, passou a Avenida Calógeras em homenagem a João Pandiá Calógeras, engenheiro militar responsável pela transferência da circunscrição militar, a 9ª Região Militar do Oeste, para Campo Grande.
Rua Arthur Jorge
Anteriormente Rua Campo de Marte, em 1959 passou a ser chamada Rua Arthur Jorge, pela Lei nº 629, de 7 de agosto, em homenagem ao médico que foi prefeito de Campo Grande na década de 1930.
Rua Eduardo dos Santos Pereira
Inicialmente Rua Paraná, em 1959, pela Lei nº 640, de 23 de setembro, recebe o nome de Rua Eduardo dos Santos Pereira, pela colaboração que o mesmo prestou à construção e ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande.
Fale MAIS!
O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram: @midia_mais_
Notícias mais lidas agora
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
- Após denunciar condições de trabalho no Presídio Federal de MS, enfermeiro é encontrado morto
- Mulher é presa por jogar soda cáustica no marido depois de discussão por dinheiro em MS
- Perseguição, ameaças: Simone, morta com tiro na cabeça, relatou medo de ex-marido antes do crime
Últimas Notícias
Polícia prende homem suspeito de usar facão praticar assaltos em Dourados
Acusado pode estar envolvido em roubo de motocicleta
A Fazenda 16: Enquete aponta eliminação com folga larga; veja quem sai
Flor Fernandez, Guilherme Vieira e Zé Love disputam a 7ª Roça de A Fazenda 16; enquete parcial aponta saída de participante com folga larga
Confira a escala médica de UPAs e CRSs nesta quinta-feira em Campo Grande
São mais de 60 profissionais escalados para atuação nas unidades 24h
Três são presos com drones e pacotes ‘Airdrop’ para serem arremessados para dentro da Máxima
Foram apreendidas baterias, celulares, drogas, fermento e whisky
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.