A “Oficina de Criação Teatral” busca desenvolver a criatividade nos alunos

O Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), por meio do Programa Educativo abrirá inscrições a partir de terça-feira (10) para a “Oficina de Criação Teatral”, direcionada para pessoas a partir de 15 anos com ou sem experiência e será ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria (Lelo). As aulas são gratuitas e têm início a partir de 17 de abril, das 18h30 às 21h30 e vão até agosto.

A Oficina de Criação Teatral consiste em reproduzir os processos de uma produção de profissional, com atores iniciantes e/ou experientes. Os alunos participarão do processo de criação de um espetáculo, desde a construção do texto até as apresentações públicas.

O principal objetivo da oficina é desenvolver o ator e o ser humano, mostrando um olhar criativo, contemporâneo e abrangente sobre o “fazer teatral”. Apresentar um ponto de vista técnico da arte de atuar, como forma de ampliar o repertório dos atores para seus próximos trabalhos.

Ministrante

Leandro Faria tem 40 anos e é natural de Paranaíba (MS), é dramaturgo, diretor, produtor e ator. Estudou três anos de direção teatral na -USP, em São Paulo, de 1996 a 1998 e interpretação na Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP, também na capital paulista, de 1999 a 2003. Atualmente, cursa o último ano de Letras Port/Ing, na UEMS  em Campo Grande.

Como ator atuou na premiada montagem de O Rei Lear, de W. Shakespeare, ao lado de Raul Cortez; Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, dir. de Regina Galdino. Participou da novela A Pequena Travessa, no SBT, com a personagem Ricardo Ramos. Foi diretor do grupo de teatro Six a Sèc no espetáculo A Cantora Careca, de E. Ionesco, finalista, representando o estado de São Paulo, no Prêmio Criação Teatral Volkswagen.

Fundador da Cia. Teatro Dois, com a peça de teatro Inocência, inspirado na obra homônima de Visconde de Taunay. Dramaturgia, codireção e interpretação no espetáculo “Subcutâneo” (2015).  Coordenou, ao lado de Philipe Faria, a Oficina de Criação Teatral/Musical, no SESC Horto, em Campo Grande. Pela Cia. OFIT, é ator no espetáculo 3,4 Graus na Escala Richter, Dir. Nill Amaral, (2016 a 2018) e participa como ator convidado do projeto Amadores. Ator em diversos comerciais de TV.

No cinema, participou de inúmeros curta metragens, como Equê de Vuitton, (2003), de Dácio Pinheiro (SP); A Vez de Matar, A Vez de Morrer, (2015), de Giovanni Barros (RJ) trabalho que rendeu, recentemente, o prêmio de Melhor Ator no Festival Belo Jardim, em Recife (PE); O Mito Paralelo, (2014), de Marinete Pinheiro (CG); Nós O(u)tros, (2013), de Rodolfo Ykeda (CG), Não Me Lembro, (2015), de Fábio Flecha, entre outros. Ator na web série “Simão Morto”, 2015, de Breno Benetti e Luana Benetti. Mestre de cerimônias, de 2012 a 2013, do Sarau no Centro Cultural (CCJOG).

Em 2015 abriu a agência virtual de atores LFCasting, desenvolvendo a preparação e a produção de elenco para TV e cinema, com trabalhos em parceria com a produtora O2 Vídeos, de São Paulo, SP; 7Vídeos e Render Brasil.

Cronograma das aulas: Somente no mês de abril haverá uma programação especial, com datas e horários diferenciados, de maio em diante será às terças e quintas-feiras.

Serviço

As inscrições acontecerão a partir de 10 de abril, de terça a sexta das 8 às 14 horas, os interessados deverão se dirigir ao CCJOG que fica localizado na Rua 26 de agosto, 453 – centro, munidos de cópias do RG e CPF. No caso de menores de idade deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação. O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas. Excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.