Marina Peralta, grupo de rap La-Firma e ator Espedito Di Monte Branco

Em sua segunda mostra, o “Campo Grande Na Tela” vai até o bairro Nova Lima, na região Segredo. A Escola Municipal Hércules Maymone foi a escolhida para receber as exibições, que acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 17h. Além dos alunos, moradores da comunidade e região podem assistir os 13 filmes que serão exibidos nos dois dias. O projeto conta com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), advindo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande.

O projeto “Campo Grande Na Tela”, desenvolvido pela Marruá Arte e Cultura surgiu como forma de levar o cinema a todas as regiões da cidade. Nele, filmes feitos na Capital são exibidos em instituições de ensino para que os jovens tenham contato com a produção audiovisual, já que quase sempre eles só têm acesso a produções estrangeiras, em sua maioria de Hollywood.

Antes de levar as exibições para cada escola, integrantes do projeto vão até o local e expõem um guia pedagógico explicando como ele funciona e apresentando os filmes que participam da mostra. No guia ainda há sugestões de temas e exercícios sobre o conteúdo gerado a partir deste contato com o cinema que podem ser aproveitados em sala de aula nas disciplinas de História, Literatura, Português, Geografia e Artes. O projeto atende o cumprimento da Lei que determina a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

“Nos últimos anos, o trabalho da Marruá se aproximou do cinema e da prática audiovisual. De projetos que desenvolvemos surgiram vários curtas. Percebemos que havia um acervo deles bastante relevantes e reveladores sobre a cidade em que moramos. Diante desse repertório pensamos ser importante transmitir esse conhecimento às novas gerações, produzindo mostras para exibição nas escolas e guias pedagógicos para apoiar os educadores, realizando debates”, explica Belchior Cabral, coordenador do projeto.

A primeira mostra ocorreu nos dias 26 e 27 de março, na Escola Municipal Arlindo Lima no Centro. Foi o primeiro contato que os estudantes tiveram com o cinema local. “Não sabia que existia filmes feitos aqui. O que eu mais gostei foi ‘Preto e Branco’, porque amo futebol e ele fala de um time daqui”, afirmou o aluno de 13 anos Keinny Vilhalba.

Para Heitor Freire, que prestigiou a primeira mostra representando o Instituto Histórico e Geográfico de Campo Grande, o projeto tem o potencial de instigar a curiosidade desses adolescentes. “Ele vai despertar o interesse dos jovens pelo cinema e cultura locais, já que tem um conteúdo bastante diverso e rico”, avalia.

Nessa segunda mostra serão exibidos: Ser Criança Em Campo Grande, de Tina Xavier; Olhar Diferente, de Marielle Oliveira; O Olhar Indígena Sobre Campo Grande, de Sidney de Albuquerque; Espera e Enterro, de Fábio Flecha; Ela Veio Me Ver e A TV Está Ligada, de Essi Rafael; Nova Lima, Mil Pecados, de Ivair Dantas; Clave Latina e Preto e Branco, de André Monteiro; Tia Eva, de Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte; Lamento, de Eduardo Romero; e Memórias de Luz, de Farid Fahed.

Para que os alunos entendam melhor como funciona o cinema campo-grandense é promovido um debate após as exibições. Na Escola Municipal Hércules Maymone foram convidados a cantora Marina Peralta e o grupo de rap La-Firma, no primeiro dia, o ator Espedito Di Montebranco e a diretora Vânia Duarte no segundo dia. A escola fica na rua Celina Baís Martins, 31, Nova Lima.

A próxima instituição a receber o projeto será a Escola Municipal Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis, localizada na região Imbirussú, no dia 18, de manhã e à tarde.