Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Campo Grande Na Tela’ exibe produções locais em escola do Nova Lima

Marina Peralta, grupo de rap La-Firma e ator Espedito Di Monte Branco
Arquivo -

Marina Peralta, grupo de rap La-Firma e ator Espedito Di Monte Branco

Em sua segunda mostra, o “ Na Tela” vai até o bairro Nova Lima, na região Segredo. A Escola Municipal Hércules Maymone foi a escolhida para receber as exibições, que acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 17h. Além dos alunos, moradores da comunidade e região podem assistir os 13 filmes que serão exibidos nos dois dias. O projeto conta com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), advindo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande.

O projeto “Campo Grande Na Tela”, desenvolvido pela Marruá Arte e Cultura surgiu como forma de levar o cinema a todas as regiões da cidade. Nele, filmes feitos na Capital são exibidos em instituições de ensino para que os jovens tenham contato com a produção audiovisual, já que quase sempre eles só têm acesso a produções estrangeiras, em sua maioria de Hollywood.

Antes de levar as exibições para cada escola, integrantes do projeto vão até o local e expõem um guia pedagógico explicando como ele funciona e apresentando os filmes que participam da mostra. No guia ainda há sugestões de temas e exercícios sobre o conteúdo gerado a partir deste contato com o cinema que podem ser aproveitados em sala de aula nas disciplinas de História, Literatura, Português, Geografia e Artes. O projeto atende o cumprimento da Lei que determina a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

“Nos últimos anos, o trabalho da Marruá se aproximou do cinema e da prática audiovisual. De projetos que desenvolvemos surgiram vários curtas. Percebemos que havia um acervo deles bastante relevantes e reveladores sobre a cidade em que moramos. Diante desse repertório pensamos ser importante transmitir esse conhecimento às novas gerações, produzindo mostras para exibição nas escolas e guias pedagógicos para apoiar os educadores, realizando debates”, explica Belchior Cabral, coordenador do projeto.

A primeira mostra ocorreu nos dias 26 e 27 de março, na Escola Municipal Arlindo Lima no Centro. Foi o primeiro contato que os estudantes tiveram com o cinema local. “Não sabia que existia filmes feitos aqui. O que eu mais gostei foi ‘Preto e Branco’, porque amo futebol e ele fala de um time daqui”, afirmou o aluno de 13 anos Keinny Vilhalba.

Para Heitor Freire, que prestigiou a primeira mostra representando o Instituto Histórico e Geográfico de Campo Grande, o projeto tem o potencial de instigar a curiosidade desses adolescentes. “Ele vai despertar o interesse dos jovens pelo cinema e cultura locais, já que tem um conteúdo bastante diverso e rico”, avalia.

Nessa segunda mostra serão exibidos: Ser Criança Em Campo Grande, de Tina Xavier; Olhar Diferente, de Marielle Oliveira; O Olhar Indígena Sobre Campo Grande, de Sidney de Albuquerque; Espera e Enterro, de Fábio Flecha; Ela Veio Me Ver e A TV Está Ligada, de Essi Rafael; Nova Lima, Mil Pecados, de Ivair Dantas; Clave Latina e Preto e Branco, de André Monteiro; Tia Eva, de Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte; Lamento, de Eduardo Romero; e Memórias de Luz, de Farid Fahed.

Para que os alunos entendam melhor como funciona o cinema campo-grandense é promovido um debate após as exibições. Na Escola Municipal Hércules Maymone foram convidados a cantora Marina Peralta e o grupo de rap La-Firma, no primeiro dia, o ator Espedito Di Montebranco e a diretora Vânia Duarte no segundo dia. A escola fica na rua Celina Baís Martins, 31, Nova Lima.

A próxima instituição a receber o projeto será a Escola Municipal Nagib Raslan, no Petrópolis, localizada na região Imbirussú, no dia 18, de manhã e à tarde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Embora não seja um concurso público, a PND pode se tornar porta de entrada para a carreira docente.

Brasil

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Bolsa caiu 0,21%, mas subiu 0,11% na semana

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto