Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Autores sul-mato-grossenses integram elenco de circuito literário nacional

Escritores e cartunista de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá participam de circuito Arte da Palavra
Arquivo -

Escritores e cartunista de , Ponta Porã e Corumbá participam de circuito Arte da Palavra

O Arte da Palavra 2018 leva, de março a novembro, 24 ações em todas as cadeias da literatura entre as cidade de Campo Grande e Corumbá. O projeto busca enfatizar desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Das ações, 8 serão oficinas de criação literária como o de escrita criativa com Sidney Rocha (PE), ganhador do prêmio Jabuti; além de oficina de tradução, roteiro cinematográfico e literatura fantástica.

Douglas Diegues, Michelly Dominiq e Marlene Mourão levarão suas histórias e narrativas para todas as cinco regiões do Brasil em 2018. Os três escritores sul-mato-grossenses circularão pelo projeto Arte da Palavra, rede Sesc de Leituras, falando sobre assuntos variados relativos à literatura como poesia contemporânea (Diegues), narrativas orais e mitos locais (Dominq) à ilustração e charge (Mourão).

Para Douglas Diegues, carioca cria de Ponta Porã e importante nome da poesia contemporânea, “O arte da palavra é um acontecimento que dá maior importância para a literatura brasileira contemporânea e ao mesmo tempo para a urgente reinvenção do Brasil a partir da imaginação criadora, do diálogo, da literatura, da arte, do conhecimento, da sabedoria, do afeto”.

Douglas Diegues é escritor, poeta e tradutor. Sua poesia em portunhol selvagem, interlíngua resultante do português, castelhano e guarani, tem ganhado cada vez mais espaço entre as antenas refinadas da literatura Brasil e América do Sul afora – participará do circuito de autores, ao lado de Joca Terron – mesa que estreou em Campo Grande e Corumbá em novembro de 2017 -, e criação literária com os livros cartoneros.

A contadora de histórias Michelly, que é atriz e pedagoga, falará sobre sua experiência e pesquisa de contos populares, transformando-os da oralidade para a escrita. Segundo o Sesc, Michelly é ganhadora do Prêmio Professoras do Brasil 2016. Sua atuação atende as áreas de pesquisa em cultura popular, patrimônio imaterial, educação e teatro. Michelly avalia como uma grande oportunidade e também reconhecimento ao trabalho em que investe em parcerias e para o qual vem se dedicando, por meio de estudos. “Me sinto lisonjeada. Acho o intercâmbio literário promovido pelo Sesc Arte da Palavra maravilhoso, especialmente porque, além das oficinas, cada autor tem a possibilidade de conhecer outras culturas e narradores. E também por levarmos a cultura de Mato Grosso do Sul a outras partes do País”.

Já Marlene Mourão, também conhecida como Peninha é chargista, pedagoga, artista plástica, ilustradora, serigrafista e escritora. Tem 04 livros publicados. “Azul dentro do banheiro”, livro que rendeu uma carta de Manoel de Barros sobre sua poesia. “Mariadadô – o livro” (charge); “Pacu era um peixe que vivia feliz nas águas do rio Paraguai” e “Um altar para as valorosas sandálias do Frei Mariano” (infanto-juvenil). Todos ilustrados pela própria escritora.

Pelo Circuito de Autores, Douglas e Joca percorrerão, entre maio e outubro as cidades de Maceió, em Alagoas;  Porto Seguro, na Bahia; Montes Claros, Belo Horizonte e Juiz de Fora, em Minas Gerais; e Pantanal mato-grossense; Jaboatão dos Guararabes, Belo Jardim e Garanhuns, em Pernambuco e Aracaju e Socorro, no Sergipe.

Douglas também participa do Circuito de Criação Literária, com paradas, entre abril e setembro, nas cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, Uruguaiana no Rio Grande do Sul e Mafra, em Santa Catarina.

Neste mesmo circuito, Michelly Dominiq percorrerá Macapá, no Amapá; Triunfo, Pernambuco; Floriano, no Piauí  e Porto Velho, em Rondônia. Já Peninha passa por Jataí, em Goiás; Brasília; Palmas, no Tocantins; Maceió e Uruguaiana.

Serviço

Acompanhe a programação no site

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio