Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artista completo, Jair Damasceno completa 45 anos nas artes cênicas

Inovador e inventivo
Arquivo -

Inovador e inventivo

Jair Damasceno iniciou carreira na dança e até foi o primeiro bailarino de , mas se consagrou também como ator, diretor, professor de , dramaturgo e pesquisador. O artista completa 45 anos nas artes cênicas tendo contribuído grandemente para a cena cultural de Mato Grosso do Sul.

A pesquisa aliada à experimentação são traços de Jair, inventivo por essência, desde a composição das músicas aos arranjos de vocalização que ele chama de entoação que cria para suas peças e mais recentemente a iluminação feita com lanternas e artefatos de LED que possibilita mostrar apenas o essencial das imagens, interpretações, figurino e cenário, cabendo ao olhar sensível do público a criação da sua própria dramaturgia, chamada de repercutiva.

Para a bacharel e licenciada em Artes Cênicas e especialista em Arte Educação e Dança e Expressão Corporal Gláucia Pires, falar sobre a importância do Jair Damasceno nas artes cênicas de Mato Grosso do Sul é falar de um artista que tem como princípio básico para o seu trabalho a ética, pesquisa, dedicação e ousadia para criar, experimentar, desconstruir e provocar.

Artista completo, Jair Damasceno completa 45 anos nas artes cênicas

Gláucia ainda destaca a coragem em inovar e a sede em pesquisar, que derivam do perfil inquieto, resultando em diferentes propostas de resoluções cênicas e estímulo à produção teatral. Além de fomentar a formação de público, o trabalho inovador também traz desafios aos atores, explica a especialista.

“É um grande desafio, primeiramente por conta da desconstrução psicofísica que o processo criativo nos leva e depois na etapa da estruturação cênica, na qual você se vê habitando um lugar totalmente desconhecido e que lhe suscita diversas sensações. É uma experiência única! Um processo precioso e marcante para o artista”. A preferência por trabalhar com pessoas sem experiência em cena é outro ponto destacada por Gláucia. “São novas plantações, é como arar a terra e plantar, muito importante porque abre o teatro e o democratiza”.

(Divulgação)​Sobre Jair Damasceno – Nascido em Tefé, interior do Amazonas, Jair Damasceno é autodidata e traz no DNA o gosto pelas artes. O pai recitava poesia, a mãe tocava violão e cantava. Em , onde estudava, teve o primeiro contato com o teatro frequentando programas infantis no Teatro Amazonas, depois em Belém, no Theatro da Paz e aos 14 foi morar em Fortaleza, onde passou a frequentar o Teatro José de Alencar. A próxima parada foi já em Campo Grande, onde estabeleceu alicerce há 52 anos. “ Hoje temos mais de 15 grupos profissionais e semiprofissionais em Campo Grande, na época que iniciei, eram 2 ou 3 e o principal o Gutac, dirigido pelo Américo Calheiros que me convidou para participar em 1973 de um espetáculo chamado ‘Apocalise Zero Hora’. Eu entrei, gostei, e não saí mais”.

Formado em Pedagogia, Jair atuou durante 35 anos em empresa da iniciativa privada e as artes cênicas sempre foram atividades paralela e fruto da curiosidade e interesse que lhe permitiu conhecer pelo país grandes nomes das artes brasileiras com quem aprendeu através de cursos e oficinas, além de ter assistido centenas de espetáculos, nacionais e estrangeiros. Com 43 anos de dança, foi o primeiro bailarino do Estado e  inovou com o primeiro nu em cena em Campo Grande na peça “Sangue Eletrônico”, texto de Veríssimo, encenado pelo Grupo Alma de Circo da UFMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

900 quilos de maconha são apreendidas em veículo colidido em marquise de ponte

Red Bull Bragantino faz no fim, bate Mirassol, chega à 5ª vitória seguida e é 2º no Brasileiro

VÍDEO: casa é invadida e furtada pela segunda vez no Paulo Coelho

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Atlético-MG faz bom 1º tempo, vence o Juventude e deixa a zona de rebaixamento do Brasileiro

Últimas Notícias

Brasil

Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza vai ocorrer dias 26 e 27 de maio no Rio

Ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio

Polícia

Motorista de Amarok é preso com R$ 480 mil em contrabando

Os materiais apreendidos, avaliados em R$ 482 mil

Economia

Vendas de motos sobem 7,3% em abril ante mesmo mês de 2024, revela Fenabrave

Vendas de motos tiveram alta de 9%

Cotidiano

Juízes substitutos finalizam curso de formação inicial e recebem designações

Palestra ministrada pelo desembargador aposentado Claudionor Miguel