Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artista completo, Jair Damasceno completa 45 anos nas artes cênicas

Inovador e inventivo
Arquivo -

Inovador e inventivo

Jair Damasceno iniciou carreira na dança e até foi o primeiro bailarino de , mas se consagrou também como ator, diretor, professor de , dramaturgo e pesquisador. O artista completa 45 anos nas artes cênicas tendo contribuído grandemente para a cena cultural de Mato Grosso do Sul.

A pesquisa aliada à experimentação são traços de Jair, inventivo por essência, desde a composição das músicas aos arranjos de vocalização que ele chama de entoação que cria para suas peças e mais recentemente a iluminação feita com lanternas e artefatos de LED que possibilita mostrar apenas o essencial das imagens, interpretações, figurino e cenário, cabendo ao olhar sensível do público a criação da sua própria dramaturgia, chamada de repercutiva.

Para a bacharel e licenciada em Artes Cênicas e especialista em Arte Educação e Dança e Expressão Corporal Gláucia Pires, falar sobre a importância do Jair Damasceno nas artes cênicas de Mato Grosso do Sul é falar de um artista que tem como princípio básico para o seu trabalho a ética, pesquisa, dedicação e ousadia para criar, experimentar, desconstruir e provocar.

Artista completo, Jair Damasceno completa 45 anos nas artes cênicas

Gláucia ainda destaca a coragem em inovar e a sede em pesquisar, que derivam do perfil inquieto, resultando em diferentes propostas de resoluções cênicas e estímulo à produção teatral. Além de fomentar a formação de público, o trabalho inovador também traz desafios aos atores, explica a especialista.

“É um grande desafio, primeiramente por conta da desconstrução psicofísica que o processo criativo nos leva e depois na etapa da estruturação cênica, na qual você se vê habitando um lugar totalmente desconhecido e que lhe suscita diversas sensações. É uma experiência única! Um processo precioso e marcante para o artista”. A preferência por trabalhar com pessoas sem experiência em cena é outro ponto destacada por Gláucia. “São novas plantações, é como arar a terra e plantar, muito importante porque abre o teatro e o democratiza”.

(Divulgação)​Sobre Jair Damasceno – Nascido em Tefé, interior do Amazonas, Jair Damasceno é autodidata e traz no DNA o gosto pelas artes. O pai recitava poesia, a mãe tocava violão e cantava. Em , onde estudava, teve o primeiro contato com o teatro frequentando programas infantis no Teatro Amazonas, depois em Belém, no Theatro da Paz e aos 14 foi morar em Fortaleza, onde passou a frequentar o Teatro José de Alencar. A próxima parada foi já em Campo Grande, onde estabeleceu alicerce há 52 anos. “ Hoje temos mais de 15 grupos profissionais e semiprofissionais em Campo Grande, na época que iniciei, eram 2 ou 3 e o principal o Gutac, dirigido pelo Américo Calheiros que me convidou para participar em 1973 de um espetáculo chamado ‘Apocalise Zero Hora’. Eu entrei, gostei, e não saí mais”.

Formado em Pedagogia, Jair atuou durante 35 anos em empresa da iniciativa privada e as artes cênicas sempre foram atividades paralela e fruto da curiosidade e interesse que lhe permitiu conhecer pelo país grandes nomes das artes brasileiras com quem aprendeu através de cursos e oficinas, além de ter assistido centenas de espetáculos, nacionais e estrangeiros. Com 43 anos de dança, foi o primeiro bailarino do Estado e  inovou com o primeiro nu em cena em Campo Grande na peça “Sangue Eletrônico”, texto de Veríssimo, encenado pelo Grupo Alma de Circo da UFMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões