Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Após adiamento, Fasp quer retomar o sucesso dos anos anteriores

A 14ª edição do Fasp – Festival América do Sul Pantanal tenta retomar o feito dos eventos realizados nos anos anteriores. Em 2016 o evento perdeu forças com a mudança de data – sempre realizado em maio, o festival aconteceu em novembro. Já, no ano passado, o festival foi cancelado. O MidiaMAIS conversou com o […]
Arquivo -

A 14ª edição do – Festival América do Sul Pantanal tenta retomar o feito dos eventos realizados nos anos anteriores. Em 2016 o evento perdeu forças com a mudança de data – sempre realizado em maio, o festival aconteceu em novembro. Já, no ano passado, o festival foi cancelado.

O MidiaMAIS conversou com o secretário de Cultura e Cidadania Athayde Nery que disse que a volta do Fasp para o mês de maio beneficia tanto o evento quando as cidades sedes, , , Puerto Soarez e Puerto Quijarro. A época é propícia pois é alta temporada no Pantanal.

Para este ano, o Fasp conta com a participação de 10 países, que trazem atrações nos diversos ramos da arte. “Temos a dimensão de fazer o festival com o conceito de cultura e cidadania sem fronteiras e recuperar conceito de América do Sul”, afirma Athayde.

Segundo o secretário a programação do festival vai contar com mais de 200 atividades gratuita, distribuídas em 17 horas diárias de eventos, 4 cidades, abrangendo todas as artes, além de focar nas questões sociais. “Como nossa secretaria é  de cultura e cidadania, estas vertentes estão contempladas em atividades”, ressalta.

Questões como a indígena, LGBT, luta contra violência, respeito e cidadania, igualdade racial, juventude farão parte das atividades.

Uma novidade é a expansão das intervenções artísticas por Corumbá. “A arte vai para os bairro e praças, ultrapassando o trilho, pois acontecia abaixo do trilho. Entramos em 4 bairros, em locais mais carentes em que não chega a cultura”, detalha o secretário.

Além disso, 29 escolas das 4 cidades estão envolvidas nas atividades, totalizando mais de 500 estudantes participando do Fasp.

O ministro de Cultura do Paraguai, Fernando Grift e o secretário de Cultura e Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia, participarão de um debate sobre a ocupação de espaços urbanos no sentido de enfrentar a violência a partir da cultura. A sugestão é nomear locais, como praças e parques com nomes sugestivos: Paz, Generosidade, Solidariedade.

Outra presença importante é a do geólogo e pesquisador alemão Detlef Walde, que é professor na Universidade de Brasília. Ele descobriu, em Corumbá, a forma mais antiga de vida da Terra, com 600 milhões de anos, e homenageou a cidade dando o nome de corumbella ao organismo. O pesquisador será um dos participantes do seminário de Cultura e Cidadania do Fasp.

A literatura, além de diversas atividades, contará com a presença dos escritores João Meirelles Filho, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2017, e de Sérgio Vaz, autor de livros dedicados à juventude.

Saiba mais sobre a programação de cinema e conheça tudo sobre artesanato no festival.

Assista ao vídeo de divulgação do festival.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_ 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Últimas Notícias

Cotidiano

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

Empresa alega que fez exercício simulado e que alguns funcionários se assustaram

Esportes

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Meninas brasileiras vão enfrentar a Itália na grande decisão em busca

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0