A história da arte brasileira é tema do curso que será ministrado pela crítica Aline Figueiredo, que é uma das maiores autoridades no assunto. O evento acontece de 6 a 9 de junho, sendo de quarta a sexta-feira das 19h às 21 horas e no sábado, das 10 às 12 horas.

Para ensinar sobre a história da arte brasileira, o curso vai mostrar o panorama da arte pré-histórica brasileira, barroco litorâneo e mineiro, o modernismo brasileiro e panorama da arte Mato-grossense, sul-mato-grossense e popular. Ao longo do curso, haverá projeção de mais de 2 mil imagens.

“Eu acho ótima essa participação, justamente comecei a dar minhas aulas em , em 1970, na unidade do Sesc da Afonso Pena”, relata.

Aline explica que o curso agregará conhecimentos de história, geografia, cultura geral, mitologia, poesia e filosofia. “As estão em todos os segmentos”, justifica.

A proposta do curso é fomentar, valorizar e difundir a história e memória locais através das artes; um trabalho que, ao mesmo tempo, capacita o público em geral.

O curso sobre a história da arte brasileira é uma ação formativa que visa difundir trabalho altamente relevante não apenas para as artes visuais no Centro-Oeste, mas para a cultura brasileira.

Para se inscrever, é preciso levar à unidade três litros de leite longa vida, que serão revertidos ao Mesa Brasil Sesc. As vagas são limitadas.

Aline Figueiredo

Nascida em Corumbá, a crítica e historiadora de arte Aline Figueiredo idealizou, produziu e reuniu artistas modernos para a 1ª Exposição de Pintura dos Artistas Mato-grossenses, no Rádio Clube de Campo Grande, em 1966.

Em 1967, organizou, com os artistas que surgiam, a Associação Mato-grossense de Artes (AMA), que teve papel fundamental na divulgação da produção regional. Como resultado, projetou nacionalmente diversos nomes, como Jorapimo, Humberto Espíndola, João Sebastião Costa, Clóvis Irigaray, Ilton Silva e Conceição dos Bugres.

Entre os cinco livros de sua autoria, destacam-se Artes plásticas no centro-oeste, contemplado com o Prêmio Gonzaga Duque de melhor livro de arte de 1980; A propósito do boi, agraciado com Prêmio Alejandro José Cabaça, em 1996; e Dalva Maria de Barros – garimpos da memória, que recebeu o Prêmio Sérgio Milliet, em 2002.

Serviço
História da Arte Brasileira com Aline Figueiredo
6, 7, 8 de junho – 19h às 21h
9 de junho – 10h às 12h
Inscrição: 3 litros de leite longa vida
Sesc Cultura: Afonso Pena, nº 2270


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_