Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Acordo entre UFMS e Fertel permite produção de conteúdo em Bonito e região

Irá promover conteúdo feito na região
Arquivo -

Irá promover conteúdo feito na região

A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa do Estado) firmaram um acordo de cooperação técnica, nesta sexta-feira (23), para permitir a promoção, veiculação e divulgação conjunta de atividades de radiodifusão para transmissão de sons e imagens de natureza acadêmica e de divulgação científica, além do suporte físico para produção de conteúdo das emissoras em e região.

Na assinatura, estiveram presentes o reitor da UFMS, Marcelo Turine, o diretor presidente da Fertel, Bosco Martins, o secretário da Cultura e Cidadania, Athayde Nery, e o procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães.

Com o acordo, começa o processo de produção digital da TV-E e que tem prazo legal para entrar no ar ainda neste ano de 2018.  A Fertel é a fundação mantenedora das emissoras públicas de MS, a Rádio, TV-E Cultura e Portal da Educativa.

Em Bonito, sua estação retransmissora foi reinaugurada no início do governo de Reinaldo Azambuja, com o nome de Theodorico Góes Falcão, poeta bonitense de família tradicional e fundadora do município.

A TVE é um dos cinco principais canais abertos que operam na cidade e região, com imagens e programação de conteúdo diferenciado e de qualidade cultural e educativo. O convênio assinando nesta sexta-feira foi destacado pelo reitor Marcelo Turine, pois segundo ele, além de promover as atividades acadêmicas e contribuir no processo de aprendizagem, “o acordo visa também o Ensino a Distância, que já praticamos nesse Campus de Bonito, vindo a colaborar agora com a participação da Fertel e de projetos futuros de Multiprogramação em TV, também para curso de EAD. A emissora pública TVE vai poder exibir conteúdos simultaneamente, abrindo espaço para novas atividades educacionais em sua grade de programação”, disse.

O presidente da Fertel, Bosco Martins, complementou que parcerias entre as cidades fazem parte da preparação da TV-E Cultura, para compor o marco regulatório da TV digital, que deve ser implantado ainda neste ano.

“Esse processo de digitalização e multiprogramação das TV-E Cultura, como ocorre já com a TV Cultura de SP e a TV-E do Paraná começa a ser uma realidade no Brasil moderno. É uma determinação do governador Reinaldo Azambuja nos adequarmos a ela. Isto significa sairmos da era analógica e da grande tela para aera digital das pequenas telas, dos smartphones, mas o principal objetivo dessa parceria é o que vamos ofertar para essas novas gerações.  É isso que o convênio busca concentrar, produzir junto com a UFMS e seus alunos e os profissionais das emissoras públicas, conteúdos de qualidade, que visem a educação e a cultura do nosso Estado”, detalhou o jornalista.

Martins lembrou ainda que a parceria entre a UFMS e a Fertel originou, no início do governo de Reinaldo Azambuja, a criação da ‘Educativa UFMS 99,9”.

“Detentora de uma das melhores programações regionais do Brasil e formada praticamente com um quadro de funcionários oriundos da FERTEL num convênio o parecido com esse que agora realizamos, através da ocupação de um espaço da nossa retransmissora de TV, no Campus da UFMS de Bonito, finalizou Martins.

De acordo com o secretário de Estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o convênio entre a UFMS e a Fertel é um projeto piloto, que deverá abranger outros municípios do Estado com uma proposta de produção regional inovadora. “Nós estamos começando por Bonito e região, onde já são produzidos conteúdos para emissora, mas a intenção é implantar projetos como este nos 79 municípios de MS numa segunda etapa, visando a promoção e valorização da educação e da cultura no nosso Estado”.

Para o prefeito de Bonito, Odilson Soares, que não pode estar presente por conta dos trabalhos em função da cheia na cidade, recebeu com entusiasmo o acordo de cooperação, afirmando ser uma conquista. “Parcerias como essa, que visam além do nosso reconhecido turismo, a divulgação da nossa cultura e educação, com a difusão e divulgação dos conteúdos produzidos nas escolas, mostrando que nossos jovens são criativos e podem desenvolver projetos dignos de serem mostrados lá fora, nos enche de orgulho, isso sem dúvida é uma grande realização para nossa cidade”.

Conforme a minuta do convenio, a Fertel disponibilizará para Universidade os Estúdios de Rádio e TV para gravação de programas educativos, assim como deve receber programas educativos produzidos pelos professores, técnicos e acadêmicos, na própria universidade, em formato compatível para veiculação na grade de programação da TVE e Rádio Educativa 104 FM.

O Projeto “Memórias” é um destes projetos e está sendo desenvolvido pelo cineasta e professor Candido Alberto da Fonseca, tendo sido já gravados nos estúdios da TV-E mais de 100 programas com personalidades, jornalistas, políticos, artistas, educadores  e pessoas que marcaram e fazem parte da história de MS.

Já a UFMS disponibilizará para a Fundação uma sala na base de estudos de Bonito para gravação de programas educativos e culturais sobre a região que serão produzidos por profissionais e equipe da Fertel.

Campus da UFMS Bonito

Para produção de programas na região o “Campus da UFMS em Bonito” de disponibilizará uma sala que ficará à disposição da Fertel e seus profissionais. O Campus de Bonito atualmente a trabalha com a modalidade EAD (Ensino A Distância). A novidade foi implantada no segundo semestre de 2017, com a oferta 175 vagas para os cursos de Letras Português/Espanhol, Pedagogia e Educação Física.Acordo entre UFMS e Fertel permite produção de conteúdo em Bonito e região

O campus de Bonito foi implantado em 2009 e inaugurado em novembro de 2010. Com capacidade para 520 alunos em cada turno, o campus tem infraestrutura adequada para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São oito salas de aulas com capacidade para até 60 acadêmicos cada uma, biblioteca, laboratório de informática, salas administrativas, auditório com capacidade para 100 lugares e demais instalações para acomodar toda a estrutura pedagógica e administrativa do campus.

A unidade da UFMS em Bonito iniciou suas atividades no ano letivo de 2009, oferecendo os cursos de Administração e Turismo e Meio Ambiente no período noturno, com o montante de 120 vagas. As aulas foram ministradas em escolas do município até a finalização do prédio em área de 4,5 hectares, cedida pela prefeitura.

Em 2011 foram suspendidas as ofertas de vagas para os dois cursos devido à falta de demanda. Porém os acadêmicos que iniciaram na modalidade presencial tiveram aulas e professores até a conclusão do curso, no início de 2015.  Vale ressaltar também que o Campus de Bonito teve papel relevante na formação de guias, através do curso Técnico de Guia de Turismo (2013/2014) e Curso de Especialização em Gestão Pública em março de 2015.

Entre 2013 e 2014 a instalação do campus foi cedida à Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, que passava por reformas. E no segundo semestre de 2017, após um período sem atividades, a UFMS realizou novamente a oferta de cursos na modalidade EAD (Ensino A Distância). Foram ofertadas 175 vagas para os cursos de Letras Português/Espanhol, Pedagogia e Educação Física. As aulas acontecem quinzenalmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes