O Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completa nesta sexta-feira (3) 77 anos de história em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul. Recentemente, no dia 13 de julho, a construção, reconhecida como uma das mais antigas do estado, foi tombada como patrimônio histórico da Capital pelo seu valor histórico e arquitetônico.

A programação em comemoração aos 77 anos terá uma missa solene na próxima sexta-feira, às 19h, e haverá a partilha de um bolo. Já no sábado, 4, será realizado o Casamento Comunitário de 24 casais, às 10h.

Confira a programação a programação que fará parte das comemorações dos 77 anos do Santuário:

Sexta-feira, 3 de agosto – 77 anos de inauguração do Santuário
6h – Cerco de Jericó pelas vocações
12h – Ofício das Leituras. Liturgia das Horas
15h – Terço da Misericórdia pelas vocações
18h – Hora Santa pelas vocações
19h – Missa Solene pelo aniversário do Santuário
20h15 – Partilha do bolo de aniversário

4 de agosto
10h – Casamento Comunitário
19h – Missa e lançamento da Festa da Primavera
19h45 – Lançamento do Livro de Poesias

5 de agosto
14h30 – Festival de Prêmios
Local: Comunidade Santo Agostinho

Tombamento histórico

A igreja foi inaugurada no dia 3 de agosto de 1941. Mas a paróquia teve início dois anos antes, em 1939, fundada pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

Em dezembro de 2017, passou a ser considerado Santuário Estadual com a Lei que instituiu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a “Padroeira de Mato Grosso do Sul”. A igreja é considerada uma das mais belas do Estado e a arquitetura foi baseada na Basílica Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena, na Itália.

Sobre a construção, o arquiteto Rubens Marques explicou que foi utilizado revestimento com pó de mica, um dos componentes do granito, o que oferece um brilho específico, principalmente à noite, sob iluminação. “Nas décadas de 30 e 40, muitos prédios em Campo Grande eram assim, mas hoje não tem nem uma dezena mais”, explica, o que demonstra o quão rara é a edificação.

Mais Novenas no Mundo

Segundo o Padre Dirson Gonçalves, um dos pontos altos das novenas, realizadas todas quartas-feiras, é a leitura das cartas de agradecimento enviadas por fiéis relatando como foram ajudados. “Temos um arquivo com centenas de cartas. São agradecimentos de bênçãos recebidas em relação à saúde, emprego, família …”, conta o padre.

Atualmente, o Santuário de Campo Grande é o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h. Cerca de 30 mil pessoas passam pelo Santuário todas as quartas-feiras.