Quando o Brasil conquistou o Penta, em 2002, a vida era um tanto diferente. Nem parece, mas passaram-se 16 anos. O jogo da final da Copa do Japão aconteceu no dia 30 de junho daquele ano, às 8h da manhã e provavelmente muitos de nós estávamos assistindo.

Para quem não lembra, o Brasil foi campeão em cima da Alemanha, sim a mesma do 7×1, mas o placar foi 2×0. Os dois gols foram de Ronaldo, no segundo tempo.

Acontecimentos no Brasil

No que diz respeito a notícias, em uma pesquisa rápida, o Google trouxe que, naquele mesmo dia Chico Xavier morreu em Uberaba aos 92 anos. Foi em 2002 também que morreram os atores Carlos Zara e Mario Lago, e o cantor de funk Claudinho, que fazia dupla com Buchecha.

Naquele mesmo ano, em janeiro, foi ao ar a primeira edição do Big Brother Brasil, pela Rede Globo. Aconteceu também o lançamento do longa Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles.

Lula foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2002. (Agência Brasil)
Lula foi eleito pela primeira vez nas eleições de 2002. (Agência Brasil)

O ano de 2002 também abriga outros acontecimentos, como o Caso Richthofen. Foi o ano em que o publicitário Washington Olivetto foi sequestrado e passou 53 em cativeiro. Aconteceu também outro crime que estarreceu o país: o jornalista Tim Lopes foi sequestrado, morto e esquartejado por traficantes.

E foi também em 2002 que Lula venceu as eleições, o que o levou a seu primeiro mandato. Contra José Serra, Lula recebeu 61% dos votos no segundo turno que aconteceu no dia 27 de outubro daquele ano.

Campo Grande e a vida quando o Brasil conquistou o Penta

O MidiaMAIS fez uma enquete com mais de 20 pessoas e cerca de 90% não se recordam de fatos que aconteceram ou o que faziam quando o Brasil conquistou o Penta.

Com a ajuda da Prefeitura de e da memória de alguns, listamos pra você as 7 características de como era a vida e a nossa cidade quando o Brasil conquistou o Penta.

1 – Celulares eram apenas telefones

Celulare mais comuns em 2002. (Reprodução)
Celulare mais comuns em 2002. (Reprodução)

Para você ter uma ideia, o primeiro iPhone foi lançado em 2007. No ano em que o Brasil foi Penta os celulares cumpriam a função de fazer ligações e enviar mensagens de texto. Alguns tinham acesso à internet, mas não tinha funções gráficas que temos hoje, então, nada de enviar fotos, muito menos fazer selfies.

2 – Sem redes sociais

As formas de contato e interação social na internet era por e-mail e salas de bate-papo. Quem lembra isso é o funcionário público Odair José de Mello, pois foi quando conheceu sua esposa, que morava em outra cidade. Orkut e The Facebook – como era chamado – foram lançados em 2004. 

3 – Fotos? Apenas reveladas

Naquela época as câmeras digitais ainda não eram populares. Então as fotos eram “batidas” em câmeras com filmes, que precisavam ser reveladas. “Para enviar foto para a Cris, eu tinha que ir numa lan-house, pedir pra digitalizar e mandar por email”, conta Odair.

4 – Só um shopping

Em 2002 os campo-grandenses contentavam-se com apenas um shopping, o Campo Grande. O Norte Sul Plaza foi inaugurado em 2011 e o Bosque dos Ipês em 2014. Quem lembrou dessa característica de Campo Grande foi a Valéria Brito.

5 – Via Parque terminava na Mato Grosso

A continuação da Via Parque, denominada Avenida Nelly Martins, ainda não existia. Os acessos para os bairros como o Mata do Jacinto e Nova Bahia eram feitos pelo bairro Carandá.

6 – Na saúde

Campo Grande possuía apenas 38 unidades municipais de saúde antes de 2002. Após aquele ano, até 2018, foram inauguradas 68 novas unidades, de acordo com informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Como por exemplo, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Universitário, Coronel Antonino, Moreninha,  Santa Mônica, Vila Almeida e Leblon.

7 – Na educação

Conforme informado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação),  45 escolas públicas foram inauguradas de 2002 até a atual data. Entre elas, foram 31 Ceinfs.

E você, o que lembra de 2002? O que fazia? O que não existia em Campo Grande naquela época? Conta pra gente!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_