MidiaMAIS

10 sugestões bacanas e caseiras de atividades para crianças nas férias

Não tem como sair para entreter os pequenos? Conheça estas 10 atividades para crianças. São propostas de educadores físicos e pedagogos.

Tatiana Marin Publicado em 18/07/2018, às 11h54 - Atualizado às 18h55

Sugestões bacanas de atividades para crianças nas férias. | Foto: Aline Ponce/Pixabay
Sugestões bacanas de atividades para crianças nas férias. | Foto: Aline Ponce/Pixabay - Sugestões bacanas de atividades para crianças nas férias. | Foto: Aline Ponce/Pixabay

Tudo bem que Campo Grande está cheia de oficinas e atrações para meninas e meninos, mas nem sempre é possível levá-los aos locais. Por isso esta lista com 10 atividades para crianças vai ser a salvação para aquela tarde entediante. E gastando muito pouco ou quase nada!

As atividades recreativas são sugestões de profissionais de pedagogia e educação física da Anhanguera de Campo Grande. Segundo a coordenadora de Educação Física da instituição, Ana Priscila Cayres, a falta de recreação pode estimular o sedentarismo, o que é prejudicial à saúde e ao desenvolvimento infantil.

“A criança deve estar brincando, jogando, preferencialmente, em atividades coletivas. Estar entre amigos, sem stress, com dinâmicas cheias de energias e de criatividade ajudarão no retorno ao período escolar mais proveitoso, ” considera a especialista.

Além de exercitar, é interessante que os momentos proporcionem conhecimento e que, se possível, envolvam toda a família. A coordenadora do curso de Pedagogia, Erika Karla Barros da Costa, afirma que tais momentos momento são oportunidades de reforçar os laços afetivos.

“Como a época de julho nem sempre é propícia para viagens, os adultos – pais, mães e responsáveis – precisam organizar momentos de lazer dentro de casa, esquecendo as longas horas em frente à televisão, do computador, do smartphone e dos jogos de videogame”, aconselha a professora.

Escolha entre estas atividades para crianças e, se necessário, faça adaptações. Confira!

1. Brincar de adivinhar

Distribua diferentes objetos e produtos (arroz, feijão, pedras, lixa, algodão) em alguns recipientes e coloque uma venda nos olhos das crianças. Faça questionamentos como: é duro, é mole, é áspero? Até cada criança descobrir de qual material se trata.   

Uma segunda versão para esta atividade, é a caixa surpresa. Prepare uma caixa com uma abertura apenas para colocar a mão e insira vários objetos, como tampinhas, pentes, tubos ou lixas. Lacre o recipiente e, com os olhos vendados, faça cada um da turminha escolher um produto e tentar identificar de qual item se trata apena usando o tato.

2. Acampamento 

Monte uma barraca no quintal ou jardim, mas se não possuir uma versão pronta, construa uma cabana com algumas cadeiras, lençóis e mantas dentro de casa. Usando lanternas, é possível criar uma iluminação mais intimista e fazer um clima aconchegante. Aproveite para abastecer a barraca com alimentos, contar muitas histórias e passar uma noite de descontração. 

3. Cinema em casa       

Escolha um filme fazendo uma votação para definir o favorito. Envolva as crianças na organização do ambiente, distribuindo colchões, edredons e almofadas no chão para criar um espaço acolhedor e aconchegante. Não se esqueça da pipoca. 

4. Passa balão

No quintal de casa, encha balões com água e separe dois tecidos (com tamanho um pouco menor que um lençol de solteiro, por exemplo) para dois times. “O objetivo da brincadeira é uma equipe jogar o balão de seu pano para o outro e vice-versa; quando o time deixa o balão cair ou estourar, a equipe adversária leva o ponto”, explica Ana Priscila.

5. Fabricando brinquedos

Garrafas pets e outros materiais recicláveis podem se tornar brinquedos, como: boliche, bilboquê, cai não cai, jogo de argola. Na internet há vários tutoriais, moldes e passo a passo de como reaproveitar embalagens de maneira divertida. Além de estimular a criatividade, você estará ensinando-o como cuidar do meio ambiente.            

6. Twister  gigante

Separe fitas coloridas, roleta com citação de cores (verde, vermelho, amarelo, azul) e com indicação dos membros do corpo (pé esquerdo, pé direito, mão esquerda, mão direita) lápis/giz e clipe. No chão, faça uma marcação com lápis ou giz usando as mesmas cores da roleta. O objetivo do jogo é se movimentar de acordo com a jogada na roleta (ex. pé esquerdo no verde).

7. Modelagem

Prepare um pequeno ateliê e coloque a criançada para mexer com argila ou massa de modelar, estimulando a criação de pequenos objetos ou animais. Deixe as peças secarem e depois organize uma seção de pintura dos itens usando tinta guache. Inspire-se e monte uma exposição como um grand finale.

8. Artista por um dia

Toda criança adora pintar, por isso, escolha um local em casa e forre o piso com papel kraft ou branco, deixando o chão ser uma grande tela para liberar a imaginação. “É importante lembrar que a tinta usada precisa ser antialérgica”, esclarece Erika. 

9. Jogo da velha humano

Posicione nove bambolês formando o tabuleiro do jogo da velha e distribua as crianças em dois times identificados com coletes ou camisetas de cores diferentes. O jogo consiste em preencher os espaços dos bambolês e vence a equipe que preencher uma linha na horizontal, vertical ou inclinada.

10. Mímica

Em pedaços de papel, escreva nomes de animais, objetos e algumas ações e coloque-os em um recipiente para serem sorteados. O representante deve tirar um papel e fazer a mímica correspondente para que os outros integrantes da brincadeira tentem adivinhá-la. Quem acertar, marca ponto e faz a próxima mímica.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_

Jornal Midiamax