já está em andamento

Depois de quatro anos danificados e envoltos em abandono e tapumes, os tuiuiús do Aeroporto Internacional de estão finalmente sendo revitalizados pelo artista plástico Cleir, criador da obra. O “Monumento Pantanal Sul”, nome dado aos pássaros que são cartão-postal da cidade e também foram mostrados durante anos na abertura do “Programa do Jô”, da Jô Soares, da Rede Globo, existem desde 2000. 

Tuiuiús eram a primeira coisa que turistas admiravam ao chegar na cidade (Reprodução/Flickr)“Fico muito feliz por fazer parte desse momento. Os tuiuiús são a primeira imagem que os turistas têm da cidade, são as boas-vindas a quem chega. Além disso, é um lindo cartão-postal da cidade e era muito triste vê-los caídos. A iniciativa do Sicredi e Infraero é um presente para os campo-grandenses e visitantes da nossa cidade”, avalia Cleir.

Ainda de acordo com Cleir, a restauração deve ficar pronta até o de outubro e a obra está recebendo reforço em toda sua estrutura, para que aguente as novas tempestades e a ação do sol.

“Estamos trabalhando com material reforçado para a sustentação, além de aço e concreto estendido, o que tornará as esculturas mais resistentes”, explica o artista.

No começo de 2017, os tuiuiús cartões-postal estavam assim (Foto - Cleber Gellio/Midiamax)

.

.

Mais obras

Tuiuiús do Aeroporto são revitalizados pelas mãos de artista após 4 anos danificados

e desde então estava abandonado, carecendo de renovação

Cleir também é responsável por muitas obras em Campo Grande, e também em outras cidades do Mato Grosso do Sul. Ele quase sempre homenageia a fauna regional por meio de suas obras. A Praça das Araras, o Monumento do Sobá e o Painel da Arara Azul, revitalizado este ano, são alguns dos trabalhos do artista.

Além disso, Cleir é autor da onça-pintada que foi apagada em um edifício no centro da Capital, em 2015, que deixou várias pessoas muito tristes na época.

Cleir revitalizou em março uma de suas pinturas famosas (Foto - Cleber Gellio/Midiamax)

.

Por isso, para o artista, o apoio na renovação de outras obras é de extrema importância. Cleir também é autor da “capivara parade”, projeto que atualmente está em pausa pela ação de vândalos em três exemplares de capivaras ilustradas por ele e por artistas locais.