Confira nossa coluna semanal sobre viagens

Sim, é igualzinho se vê nas revistas, filmes e fotos. A água é azul de doer os olhos. Morna, do jeito que brasileiro gosta. E ainda cristalina. Como se não bastasse, as praias são planas e limpíssimas, a areia branca afofa os pés durante uma caminhada pelo horizonte. Por favor, uma Margarita! As praias de Cancun são os quintais dos hotéis que oferecem bangalôs, massagem, e garçons ao levantar de dedo. Redundante é chamar paraíso de Cancun. Uma cidade que foi pensada e construída para ser um Oasis na década de 1960, é conhecida como a Miami mexicana e engana-se quem acha que a comparação tem um ar de inveja. Ao contrário, foram os americanos que fizeram questão de levar para o outro lado da fronteira suas brandeiras de fast food e grifes de roupas e calçados.

Eu fiz uma expedição pelo México e trouxe uma reportagem exclusiva para os leitores do blog, com muitas dicas que podem, quem sabe, colocar Cancun no seu próximo roteiro de ! Os mexicanos amam Cancun, só não tanto quanto os brasileiros que já se espalharam por lá como as areias do mar…. O lado bom é que na dúvida entre falar espanhol ou inglês, o portunhol serve!

A Cancun turística é uma cidade pequena, praticamente uma faixa de 22 quilômetros onde se alinham todos os hotéis e dividem de um lado as praias e do outro a rua que vem e a que vai. É mais fácil se perder dentro da CocoBongo do que em Cancun inteira. 

A dinâmica funciona assim: não importa se você vai com família, amigos solteiros ou em lua de mel. Durante o dia, todo mundo vai para a praia ou para os passeios fora da cidade e à noite para os bares e baladas do centrinho. Assim mesmo. Simples, mas nada monótono.  

Hospedagem e voo

Provavelmente, enquanto você lê esta matéria devem estar surgindo muitas dúvidas sobre a viagem, a primeira delas sempre é: quanto custa? A resposta é depende! 

São muitas as opções de vôos, o preço varia bastante, principalmente na baixa temporada, o que é bom, pois lá dá praia o ano inteiro! 

Na hospedagem é onde é possível economizar mais! E a melhor dica para pagar menos é não escolher o tentador “all inclusive”, somente se você estiver disposto a se internar no hotel no estilo “do quarto-para-a-praia-da-praia-pro-quarto”. Caso contrário, como eu já disse, os melhores passeios são fora da cidade e levam em média 10 horas, como Isla Mujeres, nado com golfinhos, Chichén Itza, ou então Day use como: Xcaret, Tulum, Xel-Há.
Resumindo, você ficará pouco tempo no hotel e vai precisar de grana para os passeios, comer Mc Donald´s com Jalapeños e comprar camisetas no Señor Frogs.

À noite a concorrência é grande e cara: Mandala, CocoBongo, Fat Tuesday, La Vaquita e The City. Aqui sim vale a pena o “Baja Livre”, como eles chamam o open bar, afinal para os mexicanos todo mundo que não é de lá é “gringo americano” e a vida noturna é cara muchacho!

Dicas para você curtir Cancun com estilo: 

  • O melhor lugar para trocar dinheiro é dentro do aeroporto, mas pesquise bastante (há muita diferença entre as corretoras). Ah! Muitas aceitam Real, assim você não perde em dois câmbios. Dentro da cidade, a melhor opção é usar Peso Mexicano, eles inventam cotações diferentes para receber em Dolar, sempre mais caro!
  • Prefira comprar os passeios na cidade mesmo, mas em dinheiro. Assim você não paga IOF e vai pagar bem mais barato que se comprar no Brasil. 
  • Se você for apenas para Cancun, na volta não diga que conheceu a cultura mexicana. Essa é a parte da Miami lembram? Pouco tem do México de raiz!
  • Você não pode voltar sem ir/fazer/conhecer:
  • Chichén Itza, as pirâmides Maias ficam 1 hora de viagem e entraram na lista das Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Na volta mergulhe em um Cenote! Só não compre nenhum artesanato lá, são falsos e muito caros!
  • Mergulho com Golfinhos: é a mesma empresa que atua em Bahamas, mas a maior estrutura fica aqui, na Isla Mujeres, vale a pena o Royal, são com dois golfinhos. Você vai entender ao vivo porque eles usam 20% do cérebro e a gente só 10%. E se quiser comprar as fotos, prepare o bolso!
  • Ir todo dia no OXXO, é a rede de conveniência que vende tipo, de tudo e muito barato. Tem muitas opções de bebidas com combos promocionais. Dá até pra almoçar com os lanches de lá!
  • CocoBongo, eu queria poder falar para você não é. O show é lindo e o clima muito animado, mas você vai passar raiva com o atendimento, com a lotação, enfim. Vai descobrir que mesmo pagando open bar terá que dar propina para o garçom te atender, se for no banheiro vai perder seu lugar…. Mas voltar para o Brasil e não poder falar que foi na casa noturna mais famosa do Caribe, é phoda! Então…. separe 80 dólares para a entrada e uma porção dobrada de bom humor.
  • Praias Públicas. Se escolheu um hotel baratinho sem praia privativa. Sem problemas, aproveite as praias públicas. É o mesmo mar das praias dos hotéis chiques e você pode andar por todas elas. A praia de Cancun é território federal e não privado!

É isso, Tequila!

Fotos: Arquivo pessoal/Renato Lima

*Renato Lima é jornalista e personal travel. Já viajou por 25 países e está no quarto passaporte. É autor do blogwww.renatolalonge.wordpress.com  Publica todas as quartas sobre viagens, e vida no exterior. Fale com o autor: [email protected] (67) 99245-7574.