A entrada é um pacote de fraldas ou uma lata de leite em pó
Palestra ministrada por Júlio Feliz discorrerá sobre a história da gravação e da reprodução Sonora, começando com a música mecânica, passando pelo sistema eletromagnético, até chegar ao universo digital. O evento acontece nesta segunda-feira (20), às 19 h, na Estácio. A entrada é um pacote de fraldas ou uma lata de leite em pó.
O palestrante, que é professor e pesquisador aposentado, hoje reside na cidade do Porto, em Portugal, e estará no Brasil até o final de fevereiro. Segundo Júlio Feliz, “é um sonho antigo da humanidade gravar os sons para depois reproduzi-los”. O professor explica que pouco se fala sobre como se deu esse processo histórico, ficando restrito aos estudos de algumas especialidades.
O público alvo da palestra são de Comunicação, Cinema, Artes e Música, pois é importante que tenham conhecimento sobre como se deram essas descobertas que tanto influenciam o nosso cotidiano. A iniciativa é da EPICO – Escola do Pensamento Inovador em Comunicação da Estácio, que reúne os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing, além dos cursos de pós-graduação.
Júlio Feliz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Formado em Música pelo Conservatório Heitor Villa-Lobos, Ribeirão Preto (SP), professor aposentado no Departamento de Comunicação e Artes – UFMS. Produziu CDs e trilhas sonoras, como a do vídeo-documentário sobre o poeta Manoel de Barros, apresentado no DOC-TV (2004) e do filme “A poeira – uma história do Pantanal” (2008). É também pesquisador na área de instrumentos sonoros alternativos com artigos e livro publicados, além de oficinas ministradas em várias universidades do país.
Serviço
Palestra: “Breve história da gravação e da reprodução sonora”.
Data: 20 de fevereiro de 2017 (segunda-feira), das 19 às 20h30, sala B-301 (terceiro andar).
Local: Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377, Jardim TV Morena.
Entrada solidária: um pacote de fraldas ou uma lata de leite em pó (doação para uma instituição de caridade).