Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Foto de menino sírio morto tocou fundo e virou canção de rock sobre refugiados

'Refugee Song' é da banda Horse Society
Arquivo -

‘Refugee Song’ é da banda Horse Society

Pode parecer uma história muito distante, mas ela é realidade para quem vive: em guerra desde 2011, a Síria tem muitas histórias extremamente tristes para contar. Na Capital, só aumentam os números de refugiados que vieram ao Brasil em busca de abrigo e recomeço. Desde o início da guerra, mais de 400 mil pessoas foram mortas, segundo a organização não governamental OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos).

Em 2015, uma imagem chocante varreu o mundo: um menino sírio morto numa praia da Turquia virou símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África que tentam chegar à Europa para escapar de guerras, de perseguições e da pobreza. E tocou também a percepção dos músicos campo-grandense João Ricardo Tognini e Anderson Rocha, da banda Horse Society. 

A Horse tem se apresentado pela Capital com uma proposta de clássico e músicas que falam sobre a estrada e sobre a vida, e “Refugee Song” é som autoral que conta com clipe disponível no Youtube.

“Uma reflexão sobre a crise dos refugiados sírios, a música acaba se tornando atual e abrangente, já que estamos em um momento onde há tantas crises envolvendo a falta de humanidade. Vivemos diariamente a ausência de respeito, caridade, respeito, situações que nos fazem questionar o que está havendo com o ser humano, com os valores”, destaca João Ricardo.

Alcançar as pessoas

Para ele, é muito válido falar sobre isso numa canção tanto por termos refugiados por aqui quanto para mudar a perspectiva das pessoas sobre humanidade. “Nosso modo de tentar alcançar as pessoas é por meio da música. Mais do que entreter, a música é um modo de promover e incentivar sentimentos e ideias. Se conseguirmos fazer com que ao menos algumas pessoas se emocionem e percebam a necessidade de fazer algo para tornar o mundo melhor, já ficaremos felizes”, diz. 

A Horse é formada por João Ricardo nos vocais e guitarra, seu filho João Pedro Tognini, que também assume a guitarra e Anderson Rocha, que além da guitarra, comanda a produção da Horse Society. Dois ex-integrantes do Bando do Velho Jack completam o quinteto: Ernani Jr. comanda bateria e Marcos Yallouz, o baixo.

Não é a primeira vez que a Horse fala sobre uma tragédia, e reflete sobre como podemos melhorar o mundo diante disso. João Ricardo também compôs uma música para os amigos Breno e Leonardo, mortos em 2012. A canção “Two Young Fellows” integrou o primeiro disco da banda, “The Year of Horse”, lançado em 2014. Hoje, a banda encontra-se em fase de mixagem de um novo álbum.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gnv

MS Gás terá que explicar à União valores cobrados pelo gás canalizado e GNV

Entenda o que é a Lei Magnitsky, sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes

moraes

Trump sanciona Moraes com Lei Magnitsky

partiu-maternidade-vaca-fumaca-da-a-luz.jpg

‘Partiu, maternidade’: impedida de virar bife, vaca Fumaça dá à luz em MS após ensaio ‘cas prima’

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

china

Cônsul da China diz que pode investir em infraestrutura e tecnologia em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Idosos representam 14,18% da população de Mato Grosso do Sul

Dados do Observatório da Cidadania mostram que número de idosos no Estado passa de 319 mil

Mundo

Ao anunciar Lei Magnitsky, Scott Bessent diz que Moraes promove ‘caça às bruxas’

Secretário do Tesouro dos EUA, Bessent afirmou que ministro assumiu o papel de campanhas que violam os direito humanos

Famosos

Jacquin não volta para o MasterChef? Saiba o real motivo por trás do afastamento do chef

Sumiço de Jacquin não ficou muito bem explicado para quem assiste o reality

Mundo

Índia diz que tomará todas as medidas para proteger seus interesses após tarifa de 25% dos EUA

Governo indiano ressaltou ainda que proteger os agricultores, empreendedores e micro, pequenas e médias empresas será prioridade