Foto de menino sírio morto tocou fundo e virou canção de rock sobre refugiados
‘Refugee Song’ é da banda Horse Society
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Refugee Song’ é da banda Horse Society
Pode parecer uma história muito distante, mas ela é realidade para quem vive: em guerra desde 2011, a Síria tem muitas histórias extremamente tristes para contar. Na Capital, só aumentam os números de refugiados que vieram ao Brasil em busca de abrigo e recomeço. Desde o início da guerra, mais de 400 mil pessoas foram mortas, segundo a organização não governamental OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos).
Em 2015, uma imagem chocante varreu o mundo: um menino sírio morto numa praia da Turquia virou símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África que tentam chegar à Europa para escapar de guerras, de perseguições e da pobreza. E tocou também a percepção dos músicos campo-grandense João Ricardo Tognini e Anderson Rocha, da banda Horse Society.
A Horse tem se apresentado pela Capital com uma proposta de rock clássico e músicas que falam sobre a estrada e sobre a vida, e “Refugee Song” é som autoral que conta com clipe disponível no Youtube.
“Uma reflexão sobre a crise dos refugiados sírios, a música acaba se tornando atual e abrangente, já que estamos em um momento onde há tantas crises envolvendo a falta de humanidade. Vivemos diariamente a ausência de respeito, caridade, respeito, situações que nos fazem questionar o que está havendo com o ser humano, com os valores”, destaca João Ricardo.
Alcançar as pessoas
Para ele, é muito válido falar sobre isso numa canção tanto por termos refugiados por aqui quanto para mudar a perspectiva das pessoas sobre humanidade. “Nosso modo de tentar alcançar as pessoas é por meio da música. Mais do que entreter, a música é um modo de promover e incentivar sentimentos e ideias. Se conseguirmos fazer com que ao menos algumas pessoas se emocionem e percebam a necessidade de fazer algo para tornar o mundo melhor, já ficaremos felizes”, diz.
A Horse é formada por João Ricardo nos vocais e guitarra, seu filho João Pedro Tognini, que também assume a guitarra e Anderson Rocha, que além da guitarra, comanda a produção da Horse Society. Dois ex-integrantes do Bando do Velho Jack completam o quinteto: Ernani Jr. comanda bateria e Marcos Yallouz, o baixo.
Não é a primeira vez que a Horse fala sobre uma tragédia, e reflete sobre como podemos melhorar o mundo diante disso. João Ricardo também compôs uma música para os amigos Breno e Leonardo, mortos em 2012. A canção “Two Young Fellows” integrou o primeiro disco da banda, “The Year of Horse”, lançado em 2014. Hoje, a banda encontra-se em fase de mixagem de um novo álbum.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
Últimas Notícias
Advogado de Dourados é condenado por apropriação indevida de R$ 11 mil de cliente
Magistrados da 3ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) condenaram um advogado que atua em Dourados. Contra ele existe uma acusação por apropriação indevida de R$ 11 mil que deveria ser repassado a um cliente. De acordo com o processo instaurado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do…
‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
Um homem foi preso em flagrante com arma de fogo na região do bairro Caiobá
Obrigada a dormir para fora, Joselma acorda enfurecida e rejeita conversa com brothers: ‘sustenta o c*’
“Só esperando pra dar a volta por cima. A vida é roda gigante”, disse Joselma em conversa com o genro
Advogado de cantor sertanejo famoso retorna como nº 2 da Agereg
Otávio Gomes Figueiró volta para o cargo de diretor-executivo da agência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.