Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Espetáculo de dança baseado em obra de Eduardo Galeano vem a Capital nesta quinta

Apresentação ocorre nesta quinta e é gratuita
Arquivo -

Apresentação ocorre nesta quinta e é gratuita

O jornalista e escritor Eduardo Galeano foi um dos autores sul-americanos cuja produção mais contemplou a representação de todo o contexto histórico e político da América Latina, sobretudo durante os períodos de ditadura. E devido a qualidade de obras como ‘As Veias Abertas da América Latina’, que questionam e apontam de forma sistêmica como a desigualdade do lado debaixo do Equador que o autor tornou-se célebre entre contestadores do sitema vigente.

Como o coreógrafo Rui Moreira, que com a produtora Humanitas Artes e Cultura, do Rio Grande do Sul, desembarca em Mato Grosso do Sul com ‘Patas Arriba’: influenciado pela obra de Galeano de mesmo nome, o espetáculo propõem-se num contexto no qual a arte é engajada e busca provocar reflexão sobre como se vive atualmente, sobre as diferenças sociais e desigualdades com as quais diariamente nos deparamos em nosso dia a dia.

O espetáculo chega a após turnê internacional (proporcionada pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de 2015), na Bolívia e Paraguai, e será encenado no Teatro Prosa do Sesc Horto, nesta quinta-feira (19), às 20h, com entrada gratuita. ‘Patas Arriba’ é traduzido por Rui em obra corporal que provoca a reflexão sobre o que Galeano chama de “direito ao delírio”, o direito de sonhar e de mudar o mundo no contexto de um sistema social claramente excludente.

‘Patas Arriba’

 

Na obra ‘Patas Arriba’ – La escuela del mundo al revés (De pernas para o ar – a escola do mundo de cabeça para baixo, livremente traduzido do espanhol), Eduardo Galeano decifra as barbaridades dos dias atuais e coloca o processo que nos fez chegar a esse “mundo de cabeça pra baixo”. No espetáculo de dança, Rui Moreira recorre às metáforas do autor uruguaio e traduz em movimentos corporais da dança contemporânea e urbana, além das sombras geradas pelos efeitos de iluminação, o que seria estar de “pernas pro ar”, sobretudo na proposta de Galeano de “direito ao delírio”.

Espetáculo de dança baseado em obra de Eduardo Galeano vem a Capital nesta quinta“A iniciativa de ter a dança como mídia para o pensamento do jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, a partir desta obra, propõe um movimento cultural potente que se inicia na cidade de , extremo sul do Brasil. A mim foi delegado o papel de provocador criativo para concepção de um espetáculo. Assumi esta função a partir de pontos de vista diversos sobre a obra do escritor e interagi com todos. De dançarinos à equipe de arte e de produção. Isso foi uma oportunidade incrível que agradeço profundamente. A concepção de ‘Patas Arriba’ foi um exercício de autoria compartilhada”, afirma Rui Moreira.

A criação do espetáculo foi possível por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. Posteriormente, a produtora Humanitas Arte e Cultura, contemplada pela edião de 2015 do Klauss Vianna, iniciou um processo de circulação do espetáculo com o projeto Fronteiras Imaginárias, pelas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Serviço – ‘Patas Arriba’ está em cartaz nesta quinta-feira (19), em única apresentação, às 20 horas, no Teatro Prosa do Sesc Horto (rua Anhanduí, 200). A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (67) 99295-7802 e/ou pelo site www.patasarriba.com.br.  

Ficha técnica 
Direção artística e coreografia: Rui Moreira
Direção executiva: Marise Siqueira
Elenco: Andressa Pereira, Bethány Martínez, Elias Jr., Escobar Júnior, Daniel Cavalheiro e Rodrigo Scherer
Diretora de ensaios: Andréa Spolaor
Iluminação: Maurício Moura e Kyrie Isnardi
Figurinos: Alexandre Silva
Duração: 52 minutos
Produção: Humanitas Arte e Cultura
Realização: Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

soraya

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Estima-se que animal tenha, pelo menos, dois metros de comprimento

Polícia

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Comerciante foi levado para a delegacia na manhã desta quinta-feira (17)

Transparência

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Empresários do ônibus querem receber mais que o dobro do valor pago por irregularidades nas linhas de ônibus de Campo Grande

Brasil

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Magistrada está afastada do cargo desde setembro de 2023