Capacitação vai de 10 a 19 de Janeiro

Não bastam atores, palco e texto decorado. A grandeza de uma montagem teatral só é alcançada quando outros recursos cênicos colaboram para que o espetáculo torne-se visualmente mais bonito e palatável à plateia, isso desde o figurino à iluminação. Este, a propósito, tem papel fundamental: a iluminação é capaz de determinar desde uma sensação espaço-temporal a conduzir o foco do espectador à narrativa.

É nesse contexto que será realizado, de 10 a 19 de Janeiro, o ‘Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil’. Gratuito, o curso tem o objetivo de desenvolver noções básicas sobre o espaço cênico e a importância da iluminação. A realização é fruto de um projeto da iluminadora  Camila Jordão, que foi contemplada com recursos provenientes do FIC (Fundo de Investimentos Culturais).

Desde 2009 atuando na área, Camila chegou a trabalhar ao lado de Jorginho de Carvalho (um dos pioneiros da iluminação no Brasil) e atende grupos/profissionais como Corpomancia, Cia Dançurbana, Fulano Di Tal, Prosa e Segredo, Escola Duo de Balé, Hermanos Irmãos, Márcio de Camillo e outros. Em companhia de Camila, o curso também contará com o talento de iluminadores renomados, como César Germano, Aline Santini e Roberto Gill Camargo.

Segundo a iluminadora, a ideia do curso surgiu da necessidade de explicar a importância do recurso visual da iluminação no espaço cênico. “Costumo dizer que o iluminador é ‘casado com o diretor’ (de uma peça teatral, de uma apresentação de , entre outros). Na concepção de um espetáculo a primeira pessoa que o diretor liga é o iluminador, depois vem cenário, figurino… A luz define muitos detalhes, até mesmo se vai ter cenário ou não, muitas vezes a luz é o próprio cenário. Ela vem como uma forma de o público compreender o que ele está vendo, não só no texto. Ela desperta as sensações no expectador, leva a emoção, a reflexão ou a própria raiva. A luz é como se fosse o texto visual”, descreve a artista.

O Curso

 

O curso terá caráter teórico e prático e fornecerá aos participantes desde ideias básicas sobre espaços cênicos a noções preliminares de iluminação. O módulo de Camila, ‘Conhecimento técnico e prático dos equipamentos de iluminação’, vai de 10 a 12 de Janeiro. Na sequência, de 13 a 15, quem sobe ao palco é o iluminador César Germano com o tema ‘História da iluminação e tecnologia’. Por fim, de 17 a 19, a iluminadora Aline Santini, falando sobre ‘Criação de Luz’.

Em curso gratuito, artista revela importância da iluminação em espaços cênicosNo dia 16, uma especial, também gratuita, contará com a presença de Roberto Gill de Camargo, um dos mais renomados iluminadores do país, na palestras ‘Criação e Leitura de Luz’ (17h) e na mesa redonda (às 20h) ‘Iluminação Cênica e Tendências no Brasil’. As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de janeiro clicando AQUI. Para participar é preciso preencher um formulário e fazer uma ‘Carta de Interesse’. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para interessados de todo o estado. Ganharão certificados aqueles que obtiverem 100% de presença nas aulas.

Serviço – Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil. De 10 a 19 de janeiro de 2017, no Teatro Glauce Rocha (Rua UFMS s/n – Campus da UFMS em ). As aulas serão ministradas das 14h às 18h e no dia 16 a palestra será às 17h e a mesa redonda às 20h. Outras informações pela fanpage, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 99238-2829.