Evento trará convidados nacionais e internacionais

A 11ª Semana Pra , que este ano celebra os 40 anos de criação de Mato Grosso do Sul e o Dia Mundial da Dança, vai contar com oficinas, mostras e apresentações em diversos pontos de . As atividades vão de 23 a 29 de abril com entrada franca. 

O evento trará com convidados nacionais e internacionais, fortalecendo o intercâmbio entre os artistas. Os espetáculos conta com seis grupos sul-mato-grossenses – Cia. Dançurbana, Ginga Cia. de Dança, Cia. do Mato, Conectivo Corpomancia e Funk-se – e apresentações nacionais de reconhecido valor artístico: João Paulo Gross (GO), Cia Druw e Thiago Amaral (SP), Flaira Ferro (PE) e René Loui (RN).

Os espetáculos internacionais ficam por conta do Solos Stuttgard, promovido pelo fundador e diretor artístico Marcelo Santos, do Festival Internacional de Solos de Dança-Teatro de Stuttgard, além dos artistas Maxine Van Lishout (Belgica), Pasquale Lombardi (Italia), com coreografia de Beatrice Panero (Italia), Veronika Akopova (França/Russsia), Louis Thoriot (Belgica) e Ravid Abrabanel (Israel).

Mais uma vez presente na Semana Pra Dança, a professora doutora Cássia Navas, de São Paulo, será a crítica especialista da área, que vai realizar uma orientação artística e elaborar um texto crítico com o objetivo de refletir o que é produzido pelos artistas. Além do acompanhamento e da crítica das peças produzidas por grupos do Estado, Cássia Navas também apresentará uma palestra seguida de conversa com os alunos do Curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o público em geral com a temática Dança, estado de ruptura e inclusão.

Viradança – a programação contará com apresentações artísticas que propõem encontros informais, socialização e convívio entre os artistas e a comunidade, o que é uma novidade para o evento. Serão mais de 40 grupos do Estado, com aulas de dança de diversos estilos, batalha de breaking, baile de dança de salão, performance, flash mob, e, como encerramento, uma celebração movida por música, dança e diversão. Haverá ainda espaço destinado à gastronomia e feira cultural.

Formação e oficinas – o estudo e a troca de conhecimentos serão possíveis através das Ações de Formação, que são atividades desenvolvidas com alunos de escolas da Capital com a temática dos espetáculos, com o intuito de aproximar os jovens do universo artístico e ajudar a formar um público apreciador, além de estimular o interesse pela prática da dança.

Exibição de filme – o filme Gaga, O Amor Pela Dança, obra internacional sobre Ohad Naharin, um dos coreógrafos mais importantes do mundo, será atração no Cinépolis do Shopping Norte Sul Plaza no domingo, dia da abertura (23), às 13h30. O longa estreou no Brasil no dia 6 de abril e retrata um gênio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna.

Mostra de processos – dois projetos contemplados pelo Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2016, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, estão na programação deste ano: “Delírios: Traços Dançantes em Lídia Baís” de Társila Boneli e “Poracê” da Cia Dançurbana, terão trechos e tiros de improvisações das obras que estão em processo de criação apresentados ao público, seguido de bate papo com os interessados.

Faça o download da programação completa do Semana Pra Dança 2017.
Inscrições e mais informações de conteúdo de cada workshop podem ser solicitados pelo e-mail [email protected] ou com o Núcleo de Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone (67) 3316-9169.