Inscrições começam nesta terça-feira (29)

Tem início nesta terça-feira (29) as inscrições para a edição 2017-2018 do edital Rumos Itaú Cultural, que contemplará dezenas de projetos que abordem em suas propostas a criação e desenvolvimento de projetos artístico-culturais, além da documentação e preservação de acervos, bem como pesquisa em arte e cultura.

Campo Grande recebe equipe do edital Rumos Itaú Cultural dia 16 de setembro

No entanto, a baixa procura pelo Rumos em algumas localidades inspirou mudanças nesta edição, dentre elas, o incremento da ‘Caminhada Rumos’, a etapa de divulgação do edital, que visita todas as capitais brasileiras. “Neste ano, entretanto, 10 localidades receberão atenção especial, tendo em vista a necessidade de compreender a cena cultural local destas cidades”, aponta Saron. Campo Grande, a propósito, está na lista.

O objetivo de aprimorar a divulgação do edital nestas 10 cidades é ajudar a mapear e compreender o funcionamento das cenas culturais onde a participação no edital é mais fraca.

A Ginga Cia. de Dança foi contemplada em 2016 pelo edital com o projeto 'Dancidades' (Divulgação)

.

.

“Queremos entender que dificuldades existem na adesão ao edital, ou porque essa participação se torna, muitas vezes, mais complexa. Notamos, por exemplo, que essa baixa adesão não ocorre somente no Rumos, mas, também, em outros editais. Então, queremos entender como essas cenas culturais de se relacionam com esses editais de fomento”, diz Ana de Fátima Souza, produtora cultural e gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural.

Os encontros contarão com uma metodologia, por meio de uma pessoa capacitada em fazer mediações. O encontro terá duração de até 4 horas, sendo abertos a artistas, produtores culturais, gestores e interessados em ações culturais. “É uma metodologia, mesmo. Vamos estimular alguns debates, algumas perguntas, e após isso iremos circular de mesa em mesa. Depois, vamos nos reunir e consolidar propostas e possibilidades”, explica a gerente.

Além de Campo Grande, Maceió (Al), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RD), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR) e Aracaju (SE) também receberão a metodologia durante as visitas, que já começam no próximo dia 4 de setembro, em Porto Velho. Por aqui, o encontro ocorre no dia 16, nas dependências do Grupo Casa Coletivo de Artistas (Rua Mar das Caraíba, 8, Chácara Cachoeira), com horário ainda a definir.

Inscrições

Apresentação de teatro da mostra `Solo de Quintal', contemplada pelo Rumos Itaú (Foto - Tatiana Varela/Divulgação)

.

Considerado um dos primeiros editais de fomento da arte e da cultura no Brasil, o Rumos existe desde 1997. Ao todo, ao longo de 20 anos, o edital chegou a receber mais de 52 mil inscrições das cinco regiões brasileiras, dos quais 1,3 mil foram contemplados. Na última edição, a soma dos projetos resultou num investimento de cerca de R$ 15 milhões. A expectativa é que o valor seja mantido.

Nas inovações presentes no Rumos, também está a implementação de acessibilidade no formulário de inscrição, que a partir de agora terá compatibilidade com os softwares utilizados por surdos, cegos e pessoas com baixa visão. As inscrições têm início já nesta terça-feira (29), pelo site rumositaucultural.org.br, e seguem até às 23h59min do dia 3 de novembro (horário de Brasília).

Mato Grosso do Sul teve dois projetos contemplados na última edição do edital, que foram os projetos ‘Dancidades’, da Ginga Cia. de Dança (Campo Grande), e ‘Solo de Quintal’, proposto por Junia Pereira (Dourados). Ao longo de 2016 e 2017, os projetos receberam aporte financeiro e consultoria para a execução das propostas – o que é um dos principais diferenciais do edital.