Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Artistas de diferentes visões se unem sob olhar da arte livre e contemporânea em mostra

Exposição coletiva começa nesta terça (14)
Arquivo -

Exposição coletiva começa nesta terça (14)

Depois de iniciar o ano sem receber nenhuma mostra de impacto, o Marco ( de Arte Contemporânea) apresenta nesta terça-feira (14), a exposição “4 mostras 4 artistas”, com nomes nacionais e com Ana Ruas, uma das artistas plásticas mais representativas em Mato Grosso do Sul na atualidade. Os demais artistas dessa exposição, que abre nesta terça às 19h30, são Alessandra Rehder, Katia Canton e Marcos Amaro. 

Há 20 anos trazendo a natureza de Mato Grosso do Sul para sua obra, sempre engajada com um trabalho também para crianças em seu espaço próprio, Ana Ruas traz instalações extremamente interessantes. A série “Floresta Encantada” apresenta o resultado de uma pesquisa feita com imagens da natureza e o imaginário das crianças, que vão de pequenas telas até um grande e multicolorido painel. Uma pintura de 5 metros cobrirá uma das paredes da sala de exposição, e essa obra em específico conta com a participação de várias crianças que estão sempre dividindo arte no ateliê de Ana. 

“Esta pintura, em grande formato, me deixou extremamente feliz, eu me diverti e me emocionei com a coparticipação das crianças. Quando terminei, mandei um WhatsApp para as mães e fiz a seguinte pergunta para as crianças: O que uma floresta precisa ter para se tornar encantada? Por que ela é encantada? Recebi vários áudios incríveis e o público pode conferir as respostas durante a visita”, explica Ana Ruas. “Eu convido os pais para levarem as crianças ao museu no dia da abertura ou durante o período expositivo. Eu convido os adultos a saírem de casa para apreciarem esta edição expositiva, pois está sendo elaborada por nós artistas com muito carinho. Os artistas que estão vindo de São Paulo são maravilhosos e merecem nosso prestígio”, enfatiza a artista.

Artistas de renome

Já Marcos Amaro contribui com a exposição com seu conhecimento intelectual e de esculturas que possuem forte significado. As esculturas, de grande e média proporção, destacam-se pelo caráter político e sentido eco-estético. Marcos afirma estar extremamente feliz de trazer um pouco de sua obra para a Capital. “Esta é a minha primeira vez expondo em . Apesar de não conhecer a influência regional dos artistas de Mato Grosso do Sul, tenho grandes memórias afetivas de , onde passei bons momentos da infância em uma fazenda da família. Acredito que nessa primeira exposição terei oportunidade de aproximar-me de artistas e das influências locais”, explica o artista. 

A fotógrafa Alessandra Rehder mostra o resultado de viagens pelo mundo em busca de culturas que parecem esquecidas, em sua mostra fotográfica. Segundo informações do Marco, o isolamento humano e o olhar crítica da fotógrafa captam a natureza de uma forma sublime. Ela já fotografou em lugares distantes como Vietnã, Jamaica e Turquia. Já a artista Katia Canton investiga os usos das narrativas dos contos de fadas e dos contos de magia na construção da cultura dominante. Ela se interessa pelo lugar atribuído à mulher e à criança no universo das histórias, desde o início da linguagem, em suas diversas camadas e diferentes versões de histórias, desde clássicos como “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel”, “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve”, entre outros.

SERVIÇO – O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque. Nesta terça-feira (14), as mostras abrem às 19h30, e a visitação vai até o dia 26 de março, de terça a sexta das 7h30 às 17h30, e sábados e domingos das 14h às 18h. Mais informações: (67) 3326-7449. A entrada é franca. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Últimas Notícias

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h