Aproveite as sobras num delicioso feijão tropeiro feito em uma panela só

Confira a receita desta segunda (24)
| 24/04/2017
- 13:00
Aproveite as sobras num delicioso feijão tropeiro feito em uma panela só

Confira a receita desta segunda (24)

Sabe aquele feijão que sobrou congelado da semana, com aquela linguicinha de porco que sobrou do churrasco de domingo? Que tal aproveitar algumas sobras do fim de semana para servir um delicioso Feijão Tropeiro no almoço? A cozinheira Luciana Ferreira indica o prato como forma de reaproveitar muita coisa que às vezes fica de lado após o churrasco, a feijoada ou aquele almoço em família. “O feijão tropeiro é uma receita de Minas Gerais que o brasileiro sempre gostou e é muito curinga, como fazer aquele bolinho de arroz frito reaproveitando o arroz”, indica. 

Segundo a profissional, se você acha a receita muito pesada para uma segunda-feira, pode retirar uma parte da carne de porco mais pesada (o bacon, linguiça calabresa) e utilizar uma linguiça mais suave, como linguiça de frango. Deixar o torresmo para outra ocasião também é uma boa ideia. 

.

Outra sugestão é colocar mais couve do que os ingredientes mais pesados. “A couve é ótima para digestão, ajuda no sabor e é realmente deliciosa. Capriche no alho e nos condimentos e dá para finalizar com ervas frescas como salsinha, cebolinha e coentro”, explica. 

Confira a receita completa

Feijão Tropeiro

INGREDIENTES

500 g de feijão carioquinha cozido e sem caldo
200 g de bacon
125 g de linguiça de porco
200 g de carne de sol
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
Couve cortada bem fininha sem o talo
6 ovos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Aproveite as sobras num delicioso feijão tropeiro feito em uma panela sóCozinhe o feijão em uma panela de pressão e reserve. Em uma panela grande, coloque o bacon e a linguiça para dourar. Reserve a gordura que irá soltar e frite nela a carne a cebola e o alho e deixe dourar. Refogue a couve. Atenção: tudo sendo feito na mesma panela. Retire a couve e, se necessário, acrescente um pouco da gordura do torresmo pra fritar os ovos (mexidos). Retire o ovo e torre a farinha. Quando a farinha estiver torrada, coloque todos os ingredientes na panela novamente e misture. Quando essa mistura estiver bem encorpada, acrescente o feijão, tempere com a pimenta a gosto. Sirva quente. 

Veja também

O disco já está nas plataformas digitais desde sexta-feira, 24, e saiu também no formato físico, em CD

Últimas notícias