Antigo mas estiloso: Móveis podem ser transformados em casa com pátina provençal

Saiba mais sobre a técnica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Saiba mais sobre a técnica

Alguns estilos de decoração realmente vieram para ficar, e o estilo Provençal é um deles. Originado em Provença, na França, atravessou o tempo e perdurou para quem gosta de algo mais romântico. Dentro desse estilo existe a chamada pátina provençal, que é um estilo de pintura de móveis bem peculiar, conforme explica a artesã Sirlei de Souza, 48 anos. “A decoração provençal é bem romântica, com muito branco e esse estilo de pátina dá um tom mais rústico. É algo que uma pessoa pode aplicar em seu móvel em casa”, acredita. 

Segundo ela, o estilo da pátina surgiu quando as pessoas tentaram copiar o branco e as cores claras dos móveis mais caros e criaram uma mistura à base de gesso e cola para esconder os defeitos de móveis com uma madeira mais ifnerior aos originais. Porém, com o tempo, essa madeira ia sofrendo um desgaste natural e ficando com uma aparência de antiguidade. Porém, tudo isso caiu no gosto das pessoas e o estilo virou sinônimo de delicadeza e elegância. 

Hoje, para fazer um móvel de pátina, não é preciso aguardar nenhum desgaste natural. “A pátina provençal é uma das pátinas mais conhecidas em artesanato, e também uma das mais simples em sua confecção”, acrescenta. “É necessário primeiro que a peça tenha uma cor escura. Caso a cor da madeira a ser pintada seja clara, você pode pintar um fundo escuro. Passe uma vela ou giz de cera nas partes onde deseja que fiquem mais envelhecidas. Faça também alguns riscos pela peça, simulando o sentido do veio da madeira. Basta pintar com tinta branca ou da sua preferência, e lixar para o acabamento”, ensina. 

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas