Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sem poder apresentar bandas ao vivo, bar Holandês Voador fecha pela quarta vez

Proprietário diz que não há previsão de retorno das bandas
Arquivo -

Proprietário diz que não há previsão de retorno das bandas

 

Sem poder apresentar bandas ao vivo, bar Holandês Voador fecha pela quarta vezUm dos redutos da música autoral, jovem e “underground” de , o bar Holandês Voador, acaba de fechar pela quarta vez. Segundo informações do proprietário e músico George Van Der Ven, 30 anos, o bar está temporariamente interditado por questões de autorização para tocar música ao vivo, o que o Holandês sempre fez com inúmeras bandas. Por isso, George está solicitando a colaboração de um engenheiro ambiental ou civil que possa ajudar no caso.

“A quantidade de papel que se precisa para poder colocar música ao vivo é muito pesada. Demanda muita reforma no prédio, e se tudo der muito certo vamos reabrir o bar sem música nessa semana ou na próxima”, explica George. O proprietário ainda não tem uma estimativa de custos de quanto precisará para conseguir o alvará de música ao vivo. “Não tenho idéia do quanto terei de investir pra poder regularizar a situação. Existe uma névoa frente a isso pois não sei o que será exigido após o processo de licenciamento ambiental for aberto”, acrescenta.

Ainda segundo ele, não há previsão nenhuma ainda de a música ao vivo retornar. O Holandês Voador chegava a receber no mínimo três bandas de rock e música alternativa por dia de show, muitas delas seguindo o principal preceito do “underground”, ou o “faça você mesmo”. Hoje o bar se localiza na avenida Calógeras esquina com a rua Antônio Maria Coelho, e chegou a ser todo redecorado com grafites por um grupo de artistas da Capital. 

As bandas formadas nas garagens da Capital podem ficar sem espaço para tocar. “O que pesa é que para tirar um alvará para vender álcool, cerveja, para um jovem de 18 anos em diante, você entra no Portal do Empreendedor e em 5 minutos você tira o alvará. Mas para disponibilizar um microfone para um jovem se expressar, o processo demora muito tempo, muito dinheiro e é muito pesado. Isso é uma contradição”, avalia ele. 

O Holandês Voador persiste na cena musical há mais de 5 anos, desde seu surgimento em um endereço na Avenida Afonso Pena. Ele já foi aberto em vários locais, e era mantido através da resistência de um público que ainda gosta de ver as bandas em seu surgimento, criando-se uma cena local. George deixou um aviso aos colaboradores do bar no Facebook: “Sobrevivemos a mil crises e sempre saímos mais e mais fortes. Lutar pela arte livre vale todo o sacrifício”, disse.

(Matéria editada às 12h07 para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

grávida

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Partida será contra a Venezuela, a partir das 21h, em Quito

Polícia

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

A vítima ainda foi chamada de desrespeitosa por não deixar ser tocada pelo criminoso

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C