Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sem dinheiro e com muita boa vontade, amigos criam horta sustentável em favela

Produção conta com colaboração de moradores na Cidade de Deus
Arquivo -

Produção conta com colaboração de moradores na Cidade de Deus

Com aproximadamente R$ 500,00 e muita boa vontade investidos, dois amigos, o engenheiro agrônomo, Carlos Sales, e o acadêmico de História, Luciano Alonso, aceitaram o convite feito por um morador da , localizada na região sul de , para criarem uma horta comunitária no local.

O convite feito em meados de 2015, foi baseado no trabalho que os amigos já desenvolviam no Otávio Pécora, na região norte da Capital. Com o sim de Salles e Alonso, em setembro do ano passado, a horta, situada em uma área de aproximadamente 20 m², foi ganhando forma. A terra começou a receber os primeiros adubos e plantios e não demorou muito para despertar o interesse de outros moradores e, principalmente, das crianças.

Curiosos e cheios de energia, as crianças foram atraídas pelo novo projeto e de acordo com Salles, os pequeninos se tornaram os principais colaboradores. “Eles gostam muito. É uma grande diversão para a garotada do bairro e pra gente isso é muito importante e gratificante. Nos dá a sensação de dever cumprido”, afirma com tom de alegria.

Orgulhoso, o engenheiro agrônomo diz que já foram plantadas 800 mudas de hortaliças. Desse trabalho já foram colhidos alface, beterraba, couve, mandioca, pepino, rabanete, repolho, e salsa, no entanto, outras plantações ainda estão em fase de crescimento e ainda não puderam ser colhidas. Tudo que é cultivado fica à disposição do moradores da favela. “É só chegar, escolher e levar”, garante Salles.

“É tudo para eles. Ainda estamos desenvolvendo esse trabalho de conscientização de que tudo que tem ali é deles”, explica. Apesar do esforço, nem todos da comunidade compreenderam que têm o direito de usufruir das plantações e o principal objetivo é de que em 2016, todos tenham essa consciência. “Queremos expandir a ideia e beneficiar o máximo de famílias possível. A intenção é de que eles se tornem cada vez menos dependentes de doações externas”, frisa.

O engenheiro agrônomo ressalta que o trabalho pode ser expandido. “Está crescendo aos poucos. A tendência é de que aumente a variedade de plantações e quem sabe, que possamos levar o projeto para outras áreas”, observa. A divulgação da horta comunitária na Cidade de Deus é feita de forma simples e objetiva, um morador passa a informação para outro.

“Divulgamos no boca a boca, em reuniões e ações comunitárias que são realizadas na favela. Queremos colocar uma placa para que todos da comunidade vejam”, revela. O projeto, como o engenheiro agrônomo explica, foi criado com o intuito de atender a comunidade, no entanto, não há cadastro ou algum outro tipo de controle que assegure a entrega das hortaliças apenas aos moradores.Sem dinheiro e com muita boa vontade, amigos criam horta sustentável em favela

Salles destaca que ele e os voluntários contam com a honestidade de cada um. “Não fazemos o controle. Na comunidade todos se conhecem e eles são bem honestos, ninguém tenta se aproveitar do nosso trabalho. Para se ter uma ideia, nunca houve furto de nada, nem de ferramentas”, garante.

Embora a horta comunitária seja destinada aos moradores da favela Cidade de Deus, quem quiser, também pode se beneficiar do trabalho, no entanto, há uma única exigência: quem colhe, também deve colaborar. “Podem vir e pegar o que quiserem, mas precisamos que colaborem, nos ajudem a plantar e cuidar para garantir o crescimento da horta”, pontua.

Os interessados em colaborar podem se voluntariar, para isso basta ir ao local e procurar um dos responsáveis pelo trabalho.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa de 87 anos é socorrida com ferimentos na cabeça quando bebia com filho em Dourados

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Jovem embriagado colide contra poste e é preso em Jardim

Últimas Notícias

Brasil

Em meio ao ‘tarifaço’, México ultrapassa EUA como segundo maior comprador da carne brasileira

Exportações da carne bovina aumentou 420% de janeiro a junho deste ano

Polícia

VÍDEO: Jovem é presa com submetralhadora e revólver em mala com roupas no Guanandi

Mulher disse que armas eram de conhecido da família, mas não revelou a identidade dele

Esportes

Sport esbarra nas próprias limitações, empata com Bahia e segue má fase no Brasileirão

Resultado amplia para 16 o número de partidas sem vitória do time pernambucano, sendo esta a pior campanha de um clube na era dos pontos corridos com 20 equipes

Política

Prefeito do Rio de Janeiro indica que deixará cargo para dar lugar ao vice

Eduardo Paes falou que Cavalieri deve ser o prefeito mais jovem da ‘cidade maravilhosa’