Cantor morreu ontem (21) aos 57 anos
O cantor e músico Prince morreu nesta quinta-feira, aos 57 anos, nos Estados Unidos, e deixa órfãos muitos fãs brasileiros, após de ter vendido mais de 100 milhões de álbuns e 60 milhões de singles em sua carreira. No Mato Grosso do Sul não é diferente, quem gostava das músicas lamenta a perda do artista.
Alguns fãs relembram músicas favoritas e como o cantor vestido de forma extravagante influenciou suas vidas. Essa influência é presente até hoje para o vocalista da banda Astronauta Elvis, Joaquim Seabra. “Comecei a gostar com ‘Purple Rain’. Quando garoto eu sonhava em ser músico e do nada veio o filme contando a história de um músico querendo ser reconhecido, me identifiquei”, relembra Seabra.
O filme “Purple Rain” arrecadou mais de 80 milhões de dólares em seu lançamento, no ano de 1984, e influenciou gerações de pessoas que acreditavam no poder da música. “Ele também era do interior, e ser músico em uma cidade do interior até hoje é estranho. Se passasse hoje novamente na ‘Sessão da Tarde’ acho que os moleques que querem ser músicos de certa forma vão ser impactados”, reflete Joaquim.
Para a enfermeira, protetora e ativista pelos animais Laura Elis Reis, o sentimento ao saber da perda foi de tristeza. Além da música, ela afirma que admirava em Prince sua luta pelos direitos animais, que o cantor mostrou na canção “Animal Kingdom”. Prince era vegetariano e sempre fazia questão de enfatizar a importância de não explorar os animais. “Senti angústia em saber que já são tão poucos os engajados e ainda vão tão cedo. Mas espero que o maior legado do Prince para a humanidade seja o despertar de uma consciência de respeito e amor aos animais que dividem com a gente o mesmo planeta. Um artista se torna uma estrela quando aproveita seu espaço para levantar uma bandeira”, reflete Laura.
Ela também afirma que a música “Animal Kingdom” também é sua favorita, mas ela conheceu o cantor pelas mais famosas. “Assim como muitos jovens, conheci o trabalho do Prince através dos sucessos consagrados como ‘When doves cry’, ‘Let’s go crazy’, ‘Purple Rain’ e ‘Kiss'”, relata. “Porém minha admiração vai além dos seus sucessos. Prince, além de uma lenda do Pop, era um ser humano admirável. Não podemos negar a importância de um artista como ele, capaz de atingir milhões de pessoas no muito inteiro”, finaliza.
História musical
Considerado um dos ícones da música pop das últimas décadas, junto com Michael Jackson e Madonna, Prince Rogers Nelson nasceu 1958, em Minneapolis, Estados Unidos. Ele começou a carreira de cantor no fim dos anos 1970, alcançando maior notoriedade a partir dos anos 1980. Sua música era influenciada pelo funk, soul e rock, mas não se limitava a isso. Uma de suas características era mesclar elementos e dar um acento pop. Prince foi premiado com o Grammy, considerado o Oscar da música, por sete vezes.
Algumas de suas canções mais conhecidas são “Kiss”, “I Wanna Be Your Lover”, “Why Wanna Treat Me So Bad” e “Purple Rain”. Essa última, inclusive, rendeu um filme que recebeu Oscar de melhor trilha Sonora original. A carreira de Prince inclui 39 álbums de estúdio e quatro álbums ao vivo.
Entre 1993 e 2000, ele deixou de usar seu nome e passou a se identificar por um símbolo, que aliava os gêneros masculino e feminino. Nesse período, se autointitulou “O Artista”, e não mais Prince. Essa decisão foi tomada por uma questão judicial, uma vez que sua gravadora na época, a Warner, que detinha os direitos sobre seu trabalho.