Confira algumas dicas para ter um espaço aconchegante
Nem sempre uma casa possui uma sala de estar ou de lazer gigante, com a possibilidade de investir em uma televisão enorme e um sofá daqueles que dá para deitar em cima. Para burlar a questão dos espaços pequenos, criatividade é sempre uma pedida. É o que explica a designer de interiores Ãngela Mello. “É possível, com criatividade e cuidado, otimizar o espaço e ainda garantir uma decoração arrojada, moderna e interessante, que traga um uso consciente para aquela sala com medidas reduzidas”, analisa.
O tamanho dos móveis pode parecer um empecilho nesse tipo de espaço, mas muitas vezes seu uso vale como argumento para que ele seja o protagonista do ambiente, como no caso do sofá. Segundo a arquiteta, o sofá grande precisa ser uma peça solitária (sem poltronas ou outro sofá), e o estilo modular é o que mais valoriza o espaço. “Um sofá cama pode abranger várias funções, e se a pessoa não tem na casa um quarto a mais, pode servir de espaço para hóspedes. O importante é equilibrar o sofá ligeiramente grande com outras peças menores e úteis como pufes, mesas de centro ou de café, banquetas e outros”, indica.
Outro ponto importante da decoração de uma sala pequena é a iluminação. Ela deve ser inteligente e otimizada para garantir amplitude. Luzes na base de estantes, pontos de LED sobre móveis e luminárias com tamanhos médios podem contribuir com essa iluminação. “Não esqueça de valorizar a luz natural que entra naquele espaço, que pode não ser muita, ou a janela pode ser pequena, mas uma das vantagens do espaço reduzido é que ele se ilumina com pouco”, analisa a profissional.