Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Manoel de Barros e Mato Grosso do Sul são tema de samba-enredo da Império Serrano

Escola homenageia 40 anos de MS e centenário do poeta
Arquivo -

Escola homenageia 40 anos de MS e centenário do poeta

 

A poesia de Manoel de Barros e as riquezas de Mato Grosso do Sul são a grande aposta da escola de samba Império Serrano para retornar ao grupo especial do carnaval carioca em 2017. Há sete anos fora da elite carnavalesca, a agremiação que já foi várias vezes campeã no grupo especial anunciará oficialmente o tema na noite deste sábado (21), em evento especial. Mas, o MidiaMAIS já conseguiu adiantar algumas informações.

Marcus Ferreira assina a escola em 2017 / ReproduçãoPor telefone, o carnavalesco Marcus Ferreira, que assina o desfile da Império Serrano para o próximo carnaval, explicou que recorrerá aos poemas de Manoel de Barros para descrever Mato Grosso do Sul, onde esteve há cerca de um mês e meio. “Nossa homenagem também é ao Estado de Mato Grosso do Sul. Eu estive aí em , em e em Bonito no mês passado para a pesquisa e fiquei muito impressionado com o que o Estado representa”, relata.

Durante sua viagem, Marcus também esteve reunido reunido com o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, que recebeu bem o carnavalesco. “Eles nos atenderam superbem e adoraram a ideia da escola, que é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro”, conta. Segundo Marcus, o governo do Estado não entrará com contrapartida financeira, mas cultural.

Olhar de Manoel sobre MS

A ideia de homenagear Manoel de Barros e Mato Grosso do Sul surgiu após a constatação de que MS completará 40 anos de emancipação em 2017. “E como em dezembro comemora-se, também, o centenário de Manoel de Barros, pensamos em explorar os elementos em comum”, explica o carnavalesco. Em 2017, a Império Serrano também completará 70 anos de existência.

O samba-enredo enredo é pautado sobre as poesias de Manoel, mas descrevendo o Estado. Intitulado ‘Meu quintal é maior que o mundo’, fragmento de um dos poemas mais conhecidos de Manoel de Barros, ‘Apanhador de Desperdícios’. “É o olhar de Manoel de Barros pela janela, em sua fazenda em Corumbá, vendo que o quintal dele que é toda a riqueza de Mato Grosso do Sul.

Poesias de Manoel de Barros ilustrarão MS em samba-enredo / Foto - Roberto Higa

 

“Fui em todos os museus, inclusive o museu Dom Bosco, que tem um matéria muito bom sobre os índio. O que me chamou mais atenção foi que Campo Grande é uma capital, mas que em cada lugar que olhava via casas de joão-de-barro, isso me causou espanto”, revela o carnavalesco.

Segundo Marcus, o desfile contará com vários elementos simbólicos da cultura sul-mato-grossense, dentre eles o tuiuiú, que é a ave que simboliza o Pantanal. “Também vamos explorar as águas, já que o estado está em cima do aquífero Guarani. Tem toda essa questão do estado ser margeado por rios e o poeta Manoel de barros estar sempre referindo-se à água como elemento emancipador da natureza”, conclui Marcus.

Esta é a segunda vez que Mato Grosso do Sul é tema de uma escola de samba. Em 2001, a Acadêmicos de Salgueiro conquistou o 5º lugar do Grupo Especial com o samba-enredo ‘Salgueiro No Mar de Xaráyés, É Pantanal, É Carnaval’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno