Evento será mensal e itinerante

Ocupar espaços públicos e tirar o campo-grandense de casa oferecendo a esse público arte, cultura e . Esse é o lema da Feira Bafafá, que será realizada neste domingo (21), a partir das 16h30,na praça Aquidauana, com entrada gratuita. A ideia vem de um coletivo que já atuou em outras ocupações, como Camila Santana, da Massas Capivara, uma das idealizadoras da feira São Chico, que funciona às terças no final da Rua 14 de Julho.

Com o lema ‘Você praça acho graça, você prédio acho tédio', o evento pretende-se mensal e itinerante, para ocupar o máximo de espaços subutilizados da cidade, e também reúne Daiany Couto, dona da marca A Paraguaia, e o Dj e designer de joias da Amuletos Voa-Dor, Aruan Barcelos.

“Grande parte das praças da cidade estão vazias, não podemos esperar quietos que alguém ou o poder público faça algo. Queremos agitá-las, criar um espaço de exposição e discussão de ideias, fomentar colaborações que fortaleçam a economia criativa, pesquisas em arte, moda e design, além da produção artesanal”, explica Aruan.

O grupo também pretende ressignificar o consumo, para torná-lo consciente, saudável e sustentável. “Também queremos difundir o conceito de novidade, que é o principal impulso do desejo e, embora a indústria afirme o oposto, não está diretamente relacionado ao acúmulo, mas à formação de acervo”, reflete o Dj.

Cardápio e outras ocupações

Sopas paraguaias recheadas e cremosas, hambúrgueres artesanais, risoto e cozinha vegana, além de outras modalidades gastronômicas, são os destaques desta primeira edição, que também reúnem a Belo Trapo, o Capivaral, a Gaveta Brechó, peças da Amuletos Voa-Dor, livros, CDs e discos de vinil da Sub Cultura Records e outras marcas. Na parte cultural, exposição fotográfica de Vitor Mareco e Gustavo França e animação musical por João Menino, Patrick, Ju Benitez e Aruan farão sets especiais com muita música brasileira.

Quem também mexe o doce para tirar o pessoal de casa e ocupar um dos espaços mais nobres da cidade é a força-tarefa de várias pastas da Prefeitura, que quer restabelecer o movimento da Orla Ferroviária. Com atividades esportivas, de lazer, gastronômicas e culturais, estabeleceu-se uma programação mensal para que o espaço de cerca de 900 metros de extensão escape do abandono.

Serviço – A feira Bafafá ocorre neste domingo (21), a partir das 16h30, na praça Aquidauana (Rua Aquidauana, Centro). O evento é gratuito. Outras informações clicando AQUI.