Animais já estão adaptados e até dormem empoleirados juntos

Chega de solidão. O garnisé ‘Stiv Chiquinho’, que foi adotado como mascote do do SIG (Setor de Investigações Gerais) do 5º DP (Distrito Policial) continua dono do pedaço, mas agora não reina sozinho no pátio da delegacia. Nesta semana, ele passou a contar com a companhia de não uma, mas duas fêmeas da mesma espécie.

O benfeitor foi Francisco, que leu a reportagem do Jornal Midiamax e ‘sensibilizou-se’ com a situação de Chiquinho, até então solteirão no pedaço. Ele ligou para a redação e pediu o contato do investigador e depois combinou com ele a entrega. Foi então que na última terça-feira (24), numa gaiola, as duas galinhas foram levadas para a DP. “Meu macho morreu e elas ficaram sozinhas. Então achei melhor que elas ficassem lá. Se um dia nascer um machinho eu trago pra mim”, disse Francisco ao MidiaMAIS.

Segundo Roberto, o investigador guardião do Chiquinho, a adaptação foi automática. “Agora ele tem uma ‘loira’ e uma ‘morena’, ficou mais arisco ainda no terreiro, foi difícil até de fotografar”, brinca. Por volta das 17h, quando começa a escurecer, ele volta a empoleirar-se no mesmo galho da árvore. “Só que agora elas vão junto”, conta.

Xodó do 5º DP

Chiquinho surgiu meio que do nada no pátio do 5º DP. Meio abatido, foi acolhido, cuidado e alimentado por policiais do distrito, que fica no bairro Piratininga. Recuperou-se e tornou-se uma espécie de guardião do pátio, ‘botando ordem’ até nos gatos que circulam na área. À tarde, entra na sala onde os boletins de ocorrência são registrado e fica equilibrado numa cadeira. Depois sai e volta a ‘controlar o acesso’ de quem entra e sai do pátio – no caso, os três gatos que são alimentados pela equipe.

“Ele é o xodó da DP, a gente cuida direitinho dele. Eu dou milho, tem que ser do grande, farelo ele não come. De tarde o pessoal da limpeza dá água fresca. Agora são três, vamos cuidar com a mesma atenção. A família cresceu”, conclui Roberto.

Confira o vídeo: