Atração foi anunciada nesta segunda (24)

O Governo do Estado, juntamente com a (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), divulgou na manhã desta segunda-feira (24), a programação principal e os investimentos da 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal, que ocorrerá de 11 a 14 de novembro deste ano em Corumbá. O nome do evento, acrescido de “Pantanal”, foi modificado a partir da gestão do atual governador Reinaldo Azambuja. Segundo a Sectei, o investimento para este ano será de R$ 1,8 milhão, com o tema do Rio Paraguai e com Carlinhos Brown como principal “headliner”. 

O secretário da Sectei, Renato Roscoe, afirma ainda que o evento durará mais um dia, passando de três para quatro dias. “Serão 15 horas por dia de atividades e a grande atração nacional é Carlinhos Brown, que irá participar de uma mesa redonda no segundo dia do evento, e na mesma data fará show no festival”, explicou. O evento também pretende agregar artistas de seis países como Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Estes países não tem custo financeiro, participando apenas de forma voluntária, como convidados, tendo a função apenas de trazer artistas de suas localidades”, acrescentou.

Segundo o governador, o festival irá acontecer mesmo em meio a uma crise econômica. “Esta 13ª edição mostra que é possível realizar festivais, com tamanho e roupagem diferente, potencializando muito os artistas locais e principalmente trazendo esses países para estarem junto conosco”, disse Azambuja. Além de incluir o artista baiano como principal atração, o evento promete oficinas culturais em parceria com o Sesc e Instituto Moinho Cultural, peças de teatro, dança, exibição de filmes e cinema local, e a artista nacional Mariene de Castro.