Concurso de melhor mesa também será realizado

A exposição “Volta ao Mundo em Dez Mesas”, do arquiteto e cenógrafo Luis Pedro Scalise, abre nesta terça-feira (9), a partir das 19h30, no espaço The House. O evento homenageia os países que participam das Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, e além da mostra, o projeto cultural “Decora Comigo” está sendo realizado. Nele, estudantes e profissionais de arquitetura colaboraram com as mesas e vão competir pelo móvel favorito do público. 

O arquiteto fala sobre como surgiu a ideia dos dois projetos. “Essa ideia surgiu pois estou fazendo um projeto visual do receptivo hoteleiro das Olimpíadas, para as comissões que estão no Rio. Estou trabalhando com isso há alguns meses e notei que aqui em pouco se flaava sobre o assunto. Decidi fazer algo sobre as Olimpíadas”, explica Luis Pedro. Ele conta que são dez mesas decoradas com inspiração em alguns países que estão nos jogos. No processo, ele utilizou técnicas de climatização para criar conforme a cultura de cada país. 

Durante o processo de elaboração da mostra de mesas, Scalise conta que seu escritório recebeu vários currículos de interessados em trabalhar na área, e a partir disso ele decidiu abrir 10 vagas para estudantes e recém-formados em arquitetura, surgindo assim o projeto “Decora Comigo”. “Abrimos as vagas para poder incluir essa experiência em cenografia, e para a nossa surpresa recebemos mais de 3 mil currículos”, relata. Os dez selecionados colaboraram, cada um na criação de uma mesa. 

Competição

Como a mostra vai até o dia 25 de agosto, o público poderá votar na sua mesa favorita, e o estudante que participou da concepção ganhará uma viagem para Miami (EUA), onde acontece uma feira importante do segmento no final do ano. “O que foi bacana é que com esse trabalho eles puderam entender o que é cenografia para TV e cinema, por exemplo”, descreve Scalise. 

“A decoração cenográfica requer agilidade e perspicácia para conseguir extrair a essência do tema em um curto espaço de tempo e é isso que procurei passar eles durante esse espaço de tempo”, descreve o arquiteto. A exposição é aberta ao público em geral, gratuita e todos os móveis e artigos estarão à venda.

SERVIÇO – O espaço The House fica na Rua Roberto Perez, 79. A abertura da mostra acontece às 19h30.