Encontro acontece em março na Capital

 

Emoção da lembrança em foto antiga inspira reunião de ex-estudantes 15 anos depoisEm uma foto já envelhecida pelo tempo, daquelas feitas de máquina analógica em punho e um rolo de filme, várias crianças sorriem, e o antigo uniforme da rede municipal de ensino, a camiseta branca com uma gola “v” em vermelho e azul, mostra que são todos estudantes. Meninos e meninas que deixaram no registro a alegria daquele tempo. É esse resgate que os ex-alunos da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado pretendem fazer no dia 5 de março, em encontro que acontecerá em Campo Grande. 

A ex-aluna e hoje pedagoga Gislaine Lemes Rotilli, 29, foi quem teve a ideia de reunir a “turminha”, que se conhece desde a primeira série. Em primeiro lugar, a saudade dos amigos foi o que a levou a procurar colegas pelas redes sociais. “Me casei e me mudei por motivos profissionais para  Balneário Camboriú (SC), onde já estou há quase 4 anos, e para não perder o contato com meus amigos de Mato Grosso do Sul, utilizo diariamente as redes sociais”, conta. 

“Estava com viagem programada para Campo Grande para o aniversário da minha filha mais velha quando decidi criar um grupo chamado ‘Encontro das Amigas’, pois como a minha passagem será breve queria ver o maior números de pessoas ao mesmo tempo”, relata a pedagoga. No grupo, ela chegou a comentar que tinha vontade de ver fotos da época de escola. “Éramos filhos de famílias humildes, morávamos num bairro de casa populares e todos viveram sua infância na saudosa Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado”, relembra. 

Quando a amiga encaminhou a foto dos estudantes, todos juntos na escola, a emoção tomou conta.  “Eu não estava naquela foto, mas lembrava de cada detalhe daquele dia, chorei como criança! Tinha o contato de alguns desses colegas no Facebook, mas por conta das responsabilidades e o rumo que cada um tomou nunca mais nos vimos pessoalmente. Fiz um post na minha página pessoal dizendo como eles faziam falta e como sentia saudades daquela época. De repente todos começaram a comentar”, relata.

Grupo no Whatsapp

O passo seguinte foi um grupo no Whatsapp chamado “Amigos do Eduardo”, que angariou 50 pessoas em um dia, todos alunos entre os anos de 1994 e 2000. “A admiração e a gratidão por todos professores era gigantesca. Em especial ao nosso querido professor de Língua Portuguesa, Itamar Soares de Arruda”, relembra. A foto que emocionou a pedagoga mostra justamente a comemoração do aniversário do professor. “Conseguimos seu contato e o adicionamos ao grupo, todos foram a loucura! Muitos de nós conseguimos bolsas em faculdades por nossas nota em redação, pois ele era fático na importância do saber ler e interpretar”, relata. 

A festa, que também terá outros professores marcantes, acontece no dia 5 de março, e os “Amigos do Eduardo” que moram em outros estados como Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná, segundo Gislaine, virão. “Será uma festa simples regrada de muita gratidão. Esse é o objetivo, reunir nossos filhos e fazer uma foto com nossa futura geração”, comemora.