Ele expõe até maio no Espaço Energia

 

O artista plástico sul-mato-grossense, Humberto Espíndola, abriu na noite desta terça-feira (29) sua exposição numa nova e nobre galeria da cidade, o Espaço Energia. Com telas que revisitam seu baú iconográfico de séries de pinturas, Espíndola traz ao público um recorte de sua carreira, eternizado em tintas e telas.

Em vernissage, Humberto Espíndola destaca necessidade de parcerias entre empresariado“A relação maior é que procurei fazer, a partir das minhas séries, um quadro de cada uma delas. Não consegui fazer todas as séries, mas estou satisfeito com esse resultado”, destacou o artista, durante a vernissage.

O trabalho exposto por Espíndola traz diversidade de reações, muito embora concentre-se em parte na cultura bovina de Mato Grosso do Sul, a exemplo da célebre série ‘Bovinocultura’, que em 1967 foi exibida no IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em . “No decorrer desses anos, a bovinocultura me levou sempre a procurar relações universalizantes: pecus-pecunia, rosas-rosetas, rosa-boi, entre outras abordagens”, relata.

O artistaÉ a primeira vez que o artista expõe no Espaço Energia, inaugurado em 2015, passando a consistir novo equipamento cultural da cidade. Espíndola revelou estar satisfeito com a parceria.

“É uma oportunidade de expor num espaço novo, de uma empresa que é nova na nossa terra. Acho que assim como as empresas devem ter uma abertura para a cultura, seja pelo financiamento ou pelas propostas culturais, os artistas também devem ter colaboração e abertura para ver isso, o futuro. A Energisa é uma empresa que está estabelecendo isso, que tem muitos projetos, e que tem nessa galeria uma mostra de sua boa vontade. No futuro, ela poderá ser uma grande mecenas da cultura sul-mato-grossense. O que falta para nós é o empresariado patrocinador. E por isso eu estou aqui, essa aliança cultural é muito importante”, conclui Espíndola.

Serviço – A exibição, que tem curadoria de Yara Penteado, vai até  maio, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas e aos sábados, das 8h às 13 horas. A entrada no Espaço Energia é gratuita.