Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Dança e tecnologia dialogam em FLUZZ, que estreia nesta sexta, no Glauce Rocha

Espetáculo tem entrada gratuita
Arquivo -

Espetáculo tem entrada gratuita

Há cerca de 20 anos o mundo via-se diante de um novo paradigma: com o surgimento da internet, a rede de informações que transformaria definitivamente as formas de relacionamento humano, os diálogos e interações pessoais seriam, muitas vezes por dia, substituídos pela digitação de palavras e envio de fotos. Uma revolução interativa, na qual a proximidade é virtualizada. Quilômetros de distância tornaram-se segundos e megabites.

É de olho nessa revolução comportamental que a Cia. Dançurbana propõe FLUZZ seu novo espetáculo de dança urbana e contemporânea, que explora as relações e diálogos entre o corpo e a tecnologia. Aprimorado a partir de técnicas de improviso, a montagem tem estreia oficial nesta sexta-feira (2), às 20h, no Glauce Rocha, com entrada gratuita.

“Nossa pesquisa está diretamente ligada sobre como o corpo se comporta diante da tecnologia, como ele tem que fazer modificações para se adaptar a isso. Nos baseamos em diferentes aspectos da tecnologia: interação, participação, mídia sociais, entre outros. E nos inspiramos no autor Augusto de Franco, escritor e investigador da ‘Nova Ciência das Redes’, pesquisador que guiou nossos estudos, criação e nome do espetáculo”, conta Marcos Mattos, diretor e coreógrafo da companhia.

O corpo é o ponto de partida em FLUZZ. É ele quem aponta para as direções possíveis do espetáculo, que reúne seis atores – intérpretes-criadores, como a Cia. costuma designar. O corpo, ao mesmo tempo que é matéria, também é a expressão que comunica e promove as interações sociais, inclusive na era das redes sociais.

Durante os meses de montagem do espetáculo, a ideia do corpo como um fluxo tornou-se possível por meio da desconstrução dos paradigmas existentes, utilização do improviso e também da coreografia. Com isso, cada espetáculo pode ser único aos olhos do espectador. “Nosso processo de criação estudou o movimento, do corpo e no corpo. Utilizamos um referencial teórico bastante vasto, inclusive, autores como o Augusto de Franco, que até inspirou o nome do espetáculo. Nós nos focamos no corpo, recorremos à improvisação, imergimos cerca de quatro meses neste processo”, explica.

Trilha sonora e figurino

FLUZZ (Helton Perez/Divulgação)Destaque na montagem, a trilha será executada ao vivo, pelo VJ Reginaldo Borges Soares. Ele também entra com sua sensibilidade artística e propõe, a cada apresentação, uma interação única entre o corpo dos atores e o som que vibra nas caixas. “O público verá cenas improvisadas e cenas coreografadas. Até por conta de uma referência muito grande das redes, do fluxo que se cria, da relação tempo e espaço, a improvisação tem muito disso, é aqui e, agora, as redes também tem isso, tem aquele aplicativo, por exemplo, em que você manda uma imagem que depois de certo tempo é apagada’, acrescenta Marcos.

O figurino, que recorre aos referenciais dos jogos, também é destaque na peça. “Dentro de um experimento que fizemos com um smartphone, percebemos que nós, enquanto usuários, sempre fazemos um recorte daquilo que queremos ver e nos inspiramos neste hábito para a concepção do figurino”, completa.

FLUZZ tem apoio da Lei Rouanet e conta com o patrocínio de O Boticário na Dança, Eletrobras, Furnas e Digitho Brasil, além de apoio da Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Depois da estreia oficial em Campo Grande, a Dançurbana segue com FLUZZ para (16 de setembro), Três Lagoas-MS (30 de setembro) e Corumbá (18 de novembro) – cidades que receberão as oficinas da companhia.

Serviço – Estreia do espetáculo ‘FLUZZ’, da Cia Dançurbana. Nesta sexta-feira (2), às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha (Rua UFMS s/n – Cidade Universitária). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 19 horas no dia e local da apresentação. Outras informações pelo telefone (67) 99287-6433, pela fanpage www.facebook.com/paginadancurbana e pelo site www.dancurbana.com.br.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Últimas Notícias

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira 

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos