Evento segue até o dia 29

Tem início neste segunda-feira (25), logo menos, às 19h, a Semana Estadual dos Povos Indígenas, que será realizada em paralelo com o I Fórum de mulheres indígenas de Mato Grosso do Sul. Com programação que segue até o dia 29 de abril, em diferentes unidades da (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), os eventos celebram os valores e discutem a garantia de direitos dos povos indígenas por meio de apresentações culturais, mostra de cinema e minicursos.

As ações acontecem por meio das parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio, da Secretaria de Estado de Governo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

A abertura, na noite de hoje, acontece na Morada dos Baís e contará com a exibição do filme documentário Ava Marandu, que registra mais que as ações desenvolvidas pelo Projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam, realizado de janeiro a junho de 2010 em Mato Grosso do Sul. Apresenta os Guarani falando da realidade em que vivem e expressando sentimentos diante do contato com as possibilidades do audiovisual e da fotografia no contexto da memória, da luta e da resistência à tentativa de extinção.

Logo após a exibição será realizada uma palestra do professor Casé Angatu (Xukuru Tupinambá), morador do Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e historiador formado pela Universidade Estadual Paulista. É professor efetivo na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia. É autor dos livros: Nem Tudo Era Italiano; Pobreza na Virada do Século XIX-XX (Annablume/Fapesp. 2006 – 3a. Edição) e Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/Sinpro. 2006).

Confira abaixo a programação completa:

25/04 – Morada dos Baís

19h – Abertura Oficial.

Cinema a Céu Aberto – Documentário “Ava Marandu” – realizado de janeiro a junho de 2010 em MS, que traz os guarani falando da realidade em que vivem e expressando sentimentos diante do contato com as possibilidades do audiovisual e da fotografia no contexto da memória, da luta e da resistência a tentativa de extinção. Mediação de indígenas e Profº Casé Angatu (Tupinambá) – Indígena e morador no Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo-FAUUSP. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos Livros: Nem Tudo Era Italiano.São Paulo e Pobreza na Virada do Século XIX-XX (Annablume/Fapesp. 2006 – 3a. Edição) e Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/Sinpro. 2006).

 

 

26/04 – Parque das Nações Indígenas

8h – Ritual com os representantes das etnias (dança e rezadores) e inauguração dos bustos, do artista Paulo Parlagreco,  de Marçal de Souza e Marta Guarani no Parque das Nações Indígenas;

9h – Cortejo e visita mediada até o Museu das Culturas Dom Bosco.

26/04 – Museu de Imagem e Som (MIS)

13h30 – Abertura da Exposição Fotográfica “Kuña Porã: matriarcas Kaiowá e Guarani” – Fabiana Fernandes

Curso: História e Culturas Indígenas: troca de saberes, abordagens, pesquisas e possibilidades em educação com Prof. Carlos Casé, (Tupinambá).

19h30 – Exibição do vídeo “ Flor Brilhante e as cicatrizes na pedra” e “A procura de Marçal”, no Museu da Imagem e do Som, (MIS)

27/04 – Museu de Imagem e Som (MIS)

8h às 16 h – Manhã e tarde continuação do curso História e Culturas Indígenas: troca de saberes, abordagens, pesquisas e possibilidades em educação com Prof. Carlos Casé, (Tupinambá).

19h30 – Exibição dos vídeos :  “ A nação que não esperou por Deus”
Local: Museu da Imagem e do Som.

28/04 – Teatro Aracy Balabanian

ABERTURA DO I FÓRUM DE MULHERES INDÍGENAS E ENCONTRO COM CACIQUES

08 h – Inscrição / Credenciamento

9h – Apresentação Cultural: Dança Siputrena – Mulheres da TI Taunay/Ipegue e Fanfarra da Escola Indígena Tekorá Guarani – TI/Aldeia Porto Lindo Município de Japorã;

9:30h – Hino Nacional Brasileiro cantado no Idioma Terena Artista Indígena Eliseu Lili (Terena).

10h – Pronunciamento de Autoridades

13h30 – Palestra – “Lei Maria da Penha”. Drª Ana Lara de Castro; Titular das 48ª Promotoria de Justiça da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Mediadora: Mirna Greff Lili – (Terena), é Aspirante a Oficial da Policia Militar MS, Serve no 7ª Batalhão da Policia Militar com sede em Aquidauana.

29/04 –

8h30 – Palestra – “Mulheres Indígenas: Família, Educação e Saúde”; Profª Drª Sonia Grubits – Pesquisadora, Psicóloga e professora titular da graduação e Programa de Doutorado e Mestrado Pós Graduação em Psicologia da UCDB

10h – Palestra – “Inserção da Mulher Indígena na política”. Vice Governadora Prof Rose Modesto. Mediadora: Daiane Vilharva – Guarani Ñadeva, vereadora no município de Japorã MS.

13h30 – Palestra – “Mulher Indígena e a Globalização”; Mestre em Antropologia Lindomar Lili Sebastião, Doutoranda em Antropologia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP). Mediadora: Profª Terena Elinéia Luiz Paes Jordão

25/4 a 06/5 – Saguão do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559)

7h30  às 17h30h – Exposição de pinturas e fotografias -Terra de  índio do Coletivo Terra Vermelha.

(Com informações da assessoria de imprensa)