Autor e cantor abordou o poder da leitura

“Quem lê não aceita qualquer coisa”, disse o cantor e autor de livros Tico Santa Cruz, em sua palestra show durante a abertura da (Feira Literária de ), nesta quarta-feira (6). O evento começou às 19h30 com abertura oficial de autoridades de Bonito e também da Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação). Segundo dados da organização do evento, 3 mil pessoas passaram por lá. 

O cantor pôde falar um pouco sobre seu trabalho como , divulgando o livro “Pólvora”, último lançado por ele pela editora Belas Letras. “Quem lê tem o poder. Fica mais politizado. Tem gente que é instruído mas não lê. Instrução e leitura são coisas diferentes. Quem lê consegue lutar por um país melhor”, afirmou o artista. 

Após sua palestra, a plateia pôde fazer perguntas ao autor, que respondeu todas tranquilamente e ainda cantou três músicas de sua banda, Detonautas Roque Clube, fazendo o público se aproximar mais do palco. O friozinho que também está fazendo em Bonito não atrapalhou o clima de festa do primeiro dia de Flib. A plateia cantou junto os sucessos de Tico, que ainda atendeu fãs e a imprensa nos bastidores. 

Teatro de bonecos

O primeiro dia de Flib também trouxe o teatro. O grupo Mamulengo Presepada de Brasília (DF) se apresentou na sequência com a peça “Romance do Vaqueiro Benedito”, com palhaçarias, marionetes e muita mágica. A certa altura, os bonecos desceram do palco em direção à plateia, que ficou encantada com a qualidade do espetáculo. Com isso, foi encerrada a do primeiro dia. 

A partir de hoje, Flib contará com o escritor e crítico musical Julio Maria, autor da biografia de Elis Regina “Nada Será Como Antes”, o publicitário e escritor Pedro Gabriel, responsável pelo projeto “Eu Me Chamo Antônio”, e ainda Alda de Miranda, Raquel Naveira, Marcelo Safadi, Dora Ribeiro, Daniel Mundukuru, Bruna beber, Angélica Freitas, Ana Paula Maia.  Os cineastas Paulo Alvarenga, Nilson Rodrigues e Luiz Fernando Emediato também marcarão presença. 

Dentre outras atrações, a feira contará com show musical de Tetê Espíndola e espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada” com o ator Paulo Betti, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes. Mais informações: www.flibonito.com.br.

(Colaborou Evelise Couto)