‘Ele não é só um artista de rua’, disse curador da exposição

O misterioso artista de rua britânico conhecido como Banksy já espalhou suas obras de estêncil em superfícies que vão de Londres a Gaza, mas agora uma grande coleção de seus trabalhos está sendo exposta em um cenário bem mais convencional – um museu de Roma.

A identidade de Banksy nunca veio a público, mas seus murais subversivos, suas esculturas e seus epigramas irônicos passaram a ser muito procurados no mundo do establishment que ele tanto satiriza.

Ele não teve nada a ver com “War, Capitalism & Liberty” – a nova mostra com cerca de 150 de suas obras, que os organizadores têm dificuldades em identificar, foram todas emprestadas por colecionadores particulares, e não retiradas das ruas.

O co-curador Acoris Andipa disse que todas as peças, incluindo imagens de um manifestante prestes a atirar um ramo de flores e duas crianças de pé sobre uma pilha de armas segurando um balão em forma de coração, foram compradas nas diversas ocasiões em que o artista colocou seus trabalhos à venda em todo o mundo.

“As obras de arte aqui não são arte de rua”, disse Andipa. “As pessoas agora estão começando a aprender, através das vendas públicas, que ele não é só um artista de rua, ele coloca comida em seu prato, por assim dizer, por meio da produção comercial”.