Raduan Nassar é autor de ‘Lavoura Arcaica'

O brasileiro Raduan Nassar foi o vencedor, na última terça-feira (30), da maior premiação literária da língua portuguesa, o prêmio Camões. O júri destacou que a obra de Nassar possui grande preocupação com temas relacionados a causas humanas. Ele é conhecido pelos livros ‘Lavoura Arcaica', ‘Um Copo de Cólera' e ‘Menina a Caminho'.

O do Brasil (MinC) publicou uma nota em que parabeniza o paulista e destaca que sua obra “promove uma consciência política e social contra o autoritarismo”. A nota também cita a biografia do autor e lembra que 12 brasileiros já foram agraciados com o Prêmio Camões, que existe desde 1989 e agracia autores de todos os países da língua portuguesa.

O prêmio não julga publicações específicas, mas todo o conjunto da obra do autor e seus serviços à literatura ao longo de sua vida. De acordo com o MinC, Nassar foi procurado pela assessoria e comentou estar feliz, mas “procurou manter discrição em relação à homenagem”.

Nassar é conhecido por sua postura reservada em relação a aparições em público e sua vida pessoal. O português Jornal de Notícias afirma que tentou entrar em contato com o autor, mas “a calhar, já desligou seu telefone”. Já o também português Diário de Notícias lembra que uma das raras aparições públicas do escritor foi semanas atrás, para criticar o que chamou de ‘golpe de Estado' contra Dilma Rousseff.

Além de Nassar, a lista de brasileiros que receberam o prêmio conta com João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antonio Cândido (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003), Lygia Fagundes Telles (2005), João Ubaldo Ribeiro (2008), Ferreira Gullar (2010), Dalton Trevisan (2012) e Alberto da Costa e Silva (2014).