Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Assembleia vota nesta terça projeto que institui o Sistema Estadual de Cultura

Matéria institui cultura como política de estado
Arquivo -

Matéria institui cultura como política de estado

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) votará nesta terça-feira (24) o projeto de lei que institui o SECMS (Sistema Estadual de Cultura). De autoria do executivo estadual, o projeto representa a instituição da cultura como uma política de estado.

“Considero este projeto a Constituição Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. O SECMS foi construído dialogando com todos os segmentos. O Sistema Estadual de Cultura ganha o regramento como se fosse um marco legal da cultura. As políticas com alicerce sólido se perpetuam. Vamos discutir qual a política que queremos para o setor cultural e os recursos para isso. O SECMS é o documento para perpetuar o regramento, é a Constituição Cultural de Mato Grosso do Sul. Pretendemos fazer sua aplicação nos 79 municípios”, destacou o governado Reinaldo Azambuja, em ocasião da entrega do projeto à ALMS.

Para Fernanda Teixeira, que preside o Fórum Estadual de Cultura, a aprovação do SECMS é fundamental para que os trabalhadores da cultura tenham a instituição de uma política de Estado efetiva com a cultura. “É importante não ficarmos reféns de governantes. É uma segurança e um avanço para os artistas e para os cidadãos, que têm garantido o se direito de fruir, de participar da cultura”.

Representando a consolidação de 25 anos de discussão, o SECMS regula a legislação no que tange às políticas culturais, além de incluir e orientar a participação dos municípios para que ocorram as ações culturais. “O sistema representa a inclusão institucional da cultura e aponta um caminho para que governantes e a sociedade civil criem caminhos. Artistas e a sociedade civil devem comparecer na Assembleia na próxima terça, pois é um momento de união em torno das políticas públicas para a cultura”, explica a adjunta da (Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), Andreia Freire.

Para o presidente do Fórum Municipal de Cultura, Airton Raes, o SECMS garante a inclusão institucional das políticas públicas para a cultura, criando um plano de Estado. “Com isso, a cultura tem muito a crescer. A presença dos artistas na votação é importante, pois demonstra o envolvimento da cultura no legislativo”.

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza cristina carne senado eua missão trump

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

A programação incluirá cinco módulos ministrados por especialistas em áreas como comunicação, liderança, marketing digital, vendas e orientação jurídica

MidiaMAIS

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Animais perderam parte de seus instintos naturais e, por isso, não têm mais a possibilidade de reintrodução na natureza

Pimenta

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Autoridades fora de MS reclamam do silêncio local sobre trânsito de agrotóxicos ilegais nas rotas sul-mato-grossenses

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal