7 dicas para amenizar o estresse do seu pet com os fogos na noite de Réveillon

Há animais que sofrem convulsões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Há animais que sofrem convulsões

Apesar da beleza dos fogos de artifício na noite de Réveillon, há muitos que condenam a prática. A razão se dá pelo fato de assustarem os animais de estimação. Os cães são os que mais sofrem com o som provocado pelos artefatos.

Há animais que se estressam absurdamente e os fogos podem causar convulsões e até paradas cardiorrespiratórias. Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar ou diminuir os efeitos do barulho nos seus pets.

1. Feche as saídas
Mantenha fechadas as portas e portões para evitar que os animais fujam ao se assustarem com o barulho. Não prenda  o animal com guias ou correntes para não correr o risco de ele se enforcar. Em apartamentos, as janelas precisam ter proteções. É importante identificá-los para o caso de acabarem fugindo.

2. Gatos também sofrem
É mais comum que cães se assustem com os barulhos, mas os gatos também sofrem com o som dos fogos. Os felinos não devem ser segurados. O ideal é que eles fiquem livres para ficarem onde se sintam mais confortáveis e tranquilos, assim se sentirão seguros.

(Melanie von Gunten, Pixabay)

 

3. Use de outras distrações
Aumente o volume da TV ou do aparelho de som gradualmente algum tempo antes dos fogos iniciarem e mantenha seus animais próximo. Assim o barulho dos fogos pode ser abafado pelo som e eles serão distraídos.

4. Evite deixar o animal sozinho
Quando estão sozinhos, os animais costumam ficar mais assustados, por isso, evite deixá-los sem companhia. Com o estresse, ele pode raspar as patas na porta até machucá-las ou mesmo se morder.

5. Separe os animais ariscos
Se você tem mais de um animal de estimação é aconselhável que eles sejam separados para evitar que briguem. Então, deixe-os em ambientes separados até o baruho acabar.

6. Algodão no ouvido
Tampões de silicone ou pedaços de algodão podem  ser utilizados para amenizar o som dos fogos. Entretanto não esqueça de tirar a proteção assim que possível.

(Reprodução)

7. Técnica do pano
Amarrar seu cão com um pano é uma técnica que funciona para muitos. Isso faz com que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

bombeira trote óleo queimado