MidiaMAIS ajuda você na compra do novo aparelho

O celular smartphone – com milhares de opções de aplicativos e de formas de utilizá-lo para melhorar nosso cotidiano – definitivamente veio para ficar na vida das pessoas. Todo mundo anda por aí com um celular nas mãos, navegando infinitamente nas possibilidades. Mas e na hora de trocar, como escolher um novo aparelho que continue atendendo às suas necessidades? Comprar um celular exige certa pesquisa ou pode resultar em tempo e dinheiro jogado no lixo.

Além de confiar em dicas de como escolher seu celular, procure ler resenhas de usuários sobre os aparelhos antes de efetuar a compra, e tenha em mente que o aparelho deve te atender em sua totalidade. Por isso, o MidiaMAIS separou uma série de dicas para quem pretende comprar seu primeiro smartphone ou mesmo trocar o antigo, de forma que tire o máximo da experiência de ter um celular. Confira mais uma lista e não erre na compra.  

1. Saiba o que você espera de um celular

 

Pense no uso que você deseja dar ao aparelho / Foto: Divulgação

 

Você gosta de vídeos? É um “hard user” de Internet? Prefere aplicativos de jogos, ou então busca um celular com uma boa câmera para registrar sua vida, tirando infinitas fotos e precisando de uma memória grande? Usará tanto para trabalho quanto para lazer? Então sua memória deve ser mais dedicada? Ou você se dará bem com menos memória mas mais navegação? sO que você fará com seu smartphone em sua rotina? Antes de mais nada, busque saber o que você espera de um celular para comprar o modelo que te atenda de forma completa. 

2. Pesquise os Sistemas Operacionais

Existem vários sistemas operacionais disponíveis e você precisa pesquisar e descobrir qual se adapta melhor para você. Na prática não existe o “melhor” e sim o que se adequa mais ao usuário. É preciso conhecer um pouco de cada um para então fazer uma boa escolha. Os três mais dedicados atualmente no mercado (e mais utilizados) são o iOS (dos Iphones), o Android e o Windows Phone, cada um com sua interface e estilo. O iOS é uma opção para quem gosta de muitos aplicativos, mas ele não é personalizável, como o Android, por exemplo. Por isso é comum encontrar “vários tipos” de Androides. Já o Windows Phone, o mais novo do mercado, é simples e de fácil uso mas tem poucos aplicativos por ser relativamente recente. Veja qual o uso que você procura e escolha seu SO. 

3. Verifique bem os planos das operadoras

 

Existem vários tipos de planos e facilidades, pesquise bem / Foto: Divulgação

 

Se você já tem um plano em uma operadora, veja que vantagens são oferecidas para você. Se pretende mudar, verifique bem quais os planos de Internet oferecidos e quais as taxas. Se você utiliza um plano pré-pago, pesquise ainda assim o preço das ligações nos planos mais em conta. Algumas operadoras fazem promoções de ocasião com aparelhos de fabricantes parceiras. Caso esse produto atenda as suas necessidades, você pode unir as situações e sair da loja com um belo desconto. Mas caso seja um aparelho muito específico, pense em comprá-lo online ou em lojas especializadas em aparelhos. 

4. Tamanho do aparelho e design

Não adianta nada pensar no uso de um aparelho sem pensar em seu design e tamanho. Existem hoje celulares com telas e designs dos mais variados tipos, pesos e tamanhos, para quem gosta de celulares enormes ou dos menores. Avalie se você sente-se confortável com qual tipo de aparelho antes de comprar ou pode acabar com um “trambolho” maior do que o previsto. Ou com um aparelho pequeno demais. 

5. Memória e dedicação

 

Veja o melhor design para você / Foto: Divulgação

 

Existem dois tipos de memória em um smatphone que devem ser alvos de atenção. A RAM é a memória que os apps e o sistema usam temporariamente. A memória interna é o espaço que “guarda” indefinidamente o próprio sistema, apps e dados do usuário — fotos, músicas, arquivos de texto e tudo mais que for gerado pelos apps. Por isso, quanto mais memória melhor. Os Iphones podem ser uma cilada em alguns modelos, já que o iOS é um sistema operacional pesado e bem dedicado, que “come” um bocado de memória do aparelho, e não existe espaço para um cartão de memória. Por isso, se for investir em um Iphone, procure os com memória acima de 16GB. Os androides não passam por esse problema, mas fique sempre atento a esse quesito. 

6. Invista na proteção 

Comprou seu novo aparelho? Ótimo, agora invista em capinhas, películas e formas de protegê-lo de forma física, caso seu aparelho caia no chão, o que acontece com todo mundo que fica andando com o celular para baixo e para cima na sua utilização total. Não se esqueça também de um bom anti-vírus, principalmente no caso do Android e proteja seus dados com senhas e com aplicativos anti-espionagem.  

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].